sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

2011 em retrospectiva: O que vai marcar a história

Como 2011 será lembrado no futuro? O Território tenta montar esse complicado quebra-cabeça resumindo o ano em 10 notícias que certamente serão lembradas pelas próximas gerações.

Leia a lista de 2010


UMA MULHER ASSUME A PRESIDÊNCIA DO BRASIL

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/83/Posse_Dilma_2010_7.JPG 

Dilma Rousseff começou 2011 sendo empossada como a primeira presidenta da história do Brasil. Seu primeiro ano de mandato foi marcado pela queda de ministros por acusações de corrupção, mas a aprovação popular de Dilma segue nas alturas graças ao bom momento econômico nacional.


O CONTO DE FADAS ENCANTA O MUNDO

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/04/29/620-465______.jpg 

A plebéia Kate Middleton se transformou na duquesa de Cambridge Catherine diante dos olhos de bilhões de pessoas ao redor do planeta. Na cerimônia mais aguardada pelos britânicos nos últimos 30 anos, a monarquia provou que ainda tem muito fôlego para mexer com a imaginação dos seus súditos.

O FIM DA CAÇADA

http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2011/05/ObamaAssistindoBinLadenMorrer.jpg 
 Barack Obama assistiu morte de Bin Laden ao vivo

No ano em que os ataques terroristas de 11 de setembro completaram 10 anos, os Estados Unidos conseguiram capturar e exterminar o autor intelectual dos atentados. Osama Bin Laden foi descoberto em uma mansão no Paquistão. Morto após uma suposta resistência, o líder de Al Qaeda teve seu corpo jogado ao mar.


REVOLUÇÃO VIRTUAL E REAL

http://i0.ig.com/fw/bn/kc/iz/bnkcizo14f7wsb85xwpgxc4c2.jpg 

A revolta popular pedindo o fim de regimes ditatoriais no Oriente Médio foi um marco para integração entre a web e a realidade. Os protestos eram marcados por redes sociais, mas se fizeram valer com a junção de milhões de pessoas em praças. No Egito, a população conseguiu a queda de Mubarak. Na Líbia, Kadafi foi morto por tropas estrangeiras. Mas a chamada Primavera Árabe ainda não conseguiu total êxito. O governo sírio segue no poder mesmo após a morte de milhares de manifestantes.


A MAIOR TRAGÉDIA DO BRASIL

http://www.folhadeitalva.com.br/wp-content/uploads/2011/01/regiao_serrana1.jpg 

Logo em janeiro, o país reviveu o drama das cheias. As imagens de sempre. Deslizamentos, alagamentos, choro... Mas tudo de uma forma nunca antes vista. A Região Serrana do Rio de Janeiro foi completamente devastada pela maior catástrofe já vivida pela nação. As mortes superaram a marca de 1000.

EFEITO DOMINÓ

http://especiais.ig.com.br/zoom/wp-content/blogs.dir/7/files/tsunami-no-japao/terremoto0003.jpg 

Terremoto. Tsunami. Acidente nuclear. Assim, nessa ordem. Foi o efeito dominó que aterrorizou o Japão em março. Depois de um forte tremor e de ondas gigantes que conseguiram destruir até mesmo as resistentes e adaptas construções japonesas, veio a tensão por causa da usina de Fukushima. O pior não aconteceu, mas a área se encontra isolada até hoje e com graus de contaminação muito acima do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

REALENGO E NORUEGA: ASSASSINOS EM SÉRIE

http://www.reidaverdade.com/wp-content/uploads/2011/04/massacre-de-realengo-6.jpg 
Alunos correm tentando fugir escola Tasso da Silveira no 
momento em que Wellington dispara dentro de salas de aula

Loucos? Maus? Não importa o motivo. Wellington Menezes e Anders Bhring Breivik conseguiram abalar a sociedade em 2011 pelo mesmo motivo: A matança em massa de inocentes. Cenários bem diferentes. A escola em aulas no Rio de Janeiro. A praça e o acampamento lotados em Oslo. Em ambos, eles abriram fogo. 12 crianças mortas. 69 mortos. O primeiro se suicidou após cometer o crime. O segundo está preso.
 
MORTES QUE CHOCARAM 

http://static8.businessinsider.com/image/4e2afad0ccd1d54f44190000-400-299/amy-winehouse-dead.jpg 
Após morrer, cantora Amy Winehouse se tornou 
o assunto mais comentado na internet por dias

O gênio criativo que revolucionou a era da informação, a cantora de voz doce e atitudes rebeldes, a atriz que viu o namorado se suicidar 2 meses antes e repetiu a loucura, a juíza que foi punida por fazer bem o seu trabalho, o cinegrafista que tentava informar e foi atingido por traficantes, a eterna Cleópatra, o vice-presidente que emocionou o país se superando durante anos... Respectivamente: Steve Jobs, Amy Winehouse, Cibele Dorsa, Patrícia Acioli, Gelson Domingos, Elizabeth Taylor, José Alencar. O adeus de todas essas pessoas (e de tantas outras que não foram citadas) deixou 2011 muito mais triste.


A PACIFICAÇÃO CONTINUA

http://blu.stb.s-msn.com/i/12/AB66803D5185D445CDD987B7AD30C3.jpg 

Depois do Alemão e da Vila Cruzeiro em 2010, o novo ano fica marcado para batalha contra o tráfico no Rio de Janeiro pela ocupação da Rocinha, a maior favela da América Latina. 2 dias antes da operação, o chefe do tráfico no local (Nem) foi preso. O projeto do Governo carioca é seguir implantando UPPs em todas as áreas dominadas pela criminalidade.


EUROPA EM COLAPSO

http://assets2.exame.abril.com.br/assets/pictures/44028/size_590_protesto-grecia-17-11-11.jpg?1321551110 

Mudanças de Governo na Grécia e na Itália, tensão entre a Inglaterra e a Zona do Euro, ameaça de rebaixamento por parte de agências internacionais... O ano não foi fácil para os europeus. A crise financeira surgia em 2010 não para de se acentuar e muitos já a consideram a mais grave em nível mundial desde 1929. Enquanto isso, protestos contra o mercado financeiro se tornam mais frequentes por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)