Plantões* da Globo e da Record em 2016

14/1
Globo: Incêndio em contêineres no Porto de Santos causa o vazamento de gases tóxicos. A fumaça espalha o material como uma nuvem por toda a região, causando dezenas de buscas aos hospitais das proximidades. Alguns bairros foram evacuados. O boletim do Jornal Nacional foi apresentado por Sandra Annenberg.

26/1
Globo: Hospital da Marinha em San Diego, nos Estados Unidos, é fechado por ameaça da presença de um atirador. A Swat controlou a área do complexo médico por horas, mas o alerta era falso. O flash teve apresentação de William Bonner.

27/1
Globo: A Polícia Federal deflagra nova fase da Lava Jato. Os principais alvos dos mandados foram membros da empreiteira OAS. As inserções durante a manhã foram comandadas por Evaristo Costa.

28/1
Globo: Explosão em caldeira da fábrica da cervejaria Heineken, em Jacareí, mata 4 pessoas. Boa parte da unidade ficou destruída. Evaristo Costa apresentou o boletim exibido entre o Encontro e o Praça TV.

23/2
Globo: Chega ao Brasil o marqueteiro João Santana, coordenador das 3 últimas campanhas presidenciais vitoriosas no país. Boletim do Jornal Hoje apresentado por Evaristo Costa no intervalo do Bem Estar registrou imagens do seu desembarque no aeroporto de Guarulhos após ele ter a prisão decretada na Operação Acarajé.

4/3
Globo e Record: O ex-presidente Lula é alvo de fase da Lava Jato. O líder do PT foi levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor no aeroporto de Congonhas.

A emissora exibiu as primeiras informações interrompendo o Bom Dia Praça, que foram cortados em 3 boletins por Chico Pinheiro, que comandou ao lado de Ana Paula Araújo uma edição mais longa do Bom Dia Brasil.

O Mais Você não chegou nem mesmo a ser encerrado, após uma entrada de Sandra Annenberg com a entrevista coletiva da Polícia Federal sobre o caso se alongar. Esse flash derrubou também o Bem Estar.

O Globo Esporte foi exibido nacionalmente com Fernanda Gentil, que interagiu com Sandra trazendo as notícias da saída de Lula do local do depoimento, informação que já havia sido dada em interrupção na primeira edição do Praça TV.

Durante o Vídeo Show, nova intervenção de Sandra, dessa vez para exibir o discurso do ex-presidente em meio a militância petista. A Record também exibiu essa fala para toda a rede. A Band o fez integralmente apenas para São Paulo dentro de Os Donos da Bola, enquanto o SBT se resumiu a entradas rápidas chamando para a edição noturna de seu telejornal.

Mais tarde, a novela Caminho das Índias foi levada a um break forçado para que Renata Vasconcellos trouxesse em boletim do Jornal Nacional o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff sobre os acontecimentos envolvendo seu mentor político e a delação premiada do senador Delcídio Amaral, vazada no dia anterior.

10/3
Globo: Promotores do Ministério Público em São Paulo formalizam denúncia contra o ex-presidente Lula por sua suposta propriedade de um triplex no Guarujá. Renata Vasconcellos ancorou o boletim do JN sobre o caso.

13/3
Globo e Record: Maior ato político da história do país leva milhões para as ruas. Foram realizados protestos em todas as capitais e em dezenas de outras cidades, majoritariamente contra a corrupção e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Alex Escobar comandou os boletins desde os intervalos do Globo Rural, coordenando também os giros de repórteres dentro do Esporte Espetacular, que teve diversas pautas derrubadas para a realização da cobertura.

A partir do The Voice Kids, Tadeu Schmidt, do estúdio do Fantástico, assumiu o comando do Plantão, que acabou por derrubar a exibição da Temperatura Máxima.

No Domingão do Faustão, Poliana Abritta trouxe o balanço dos dados e a dispersão dos manifestantes, especialmente na avenida Paulista, que contou com a maior concentração de pessoas.

A Record realizou uma extensa cobertura com Reinaldo Gottino entre o Domingo Show e a Hora do Faro. Band e Rede TV fizeram até mesmo especiais noturnos com a repercussão do dia, enquanto o SBT foi econômico e fez somente rápidas entradas de Carlos Nascimento durante o programa Eliana.

16/3
Globo: O ex-presidente Lula é nomeado ministro-chefe da Casa Civil. A expectativa pela escolha dele para o cargo já havia levado a um boletim comandado por Evaristo Costa entre o Praça TV e o Globo Esporte.

A confirmação oficial por parte do Planalto veio durante o próprio Jornal Hoje. Mais tarde, protestos tomaram as ruas do país contra a medida, sendo mostrados por Renata Vasconcellos ao longo dos intervalos.

Em uma intervenção realizada entre a segunda edição do Praça TV e a novela Totalmente Demais, foram exibidos trechos de grampos vazados pelo juiz Sérgio Moro. As conversas interceptadas envolviam a presidente Dilma e o então ministro Lula dando a entender que sua posse tinha como principal alvo a obtenção do foro privilegiado.

Após o próprio JN, novas intervenções foram feitas nos breaks da novela Velho Chico, algumas delas por William Bonner. Seu xará Waack fez uma longa entrada no intervalo dos campeonatos regionais.

17/3
Globo: Lula toma posse como ministro da Casa Civil. Boa parte da cerimônia, incluindo o discurso da presidente Dilma saudando ele e os demais novos integrantes do governo, foi transmitida ao vivo, num longo boletim comandado por Sandra Annenberg que acabou por deixar o Bem Estar sem encerramento e cancelou a exibição do Encontro com Fátima Bernardes.

Ainda nesse flash foi mostrada a decisão de um juiz federal que acabou por anular a posse, assim como as manifestações que persistiram desde a noite anterior, com um pequeno grupo até mesmo acampando e interditando a avenida Paulista.

18/3
Globo: Evaristo Costa comandou boletim que mostrou a ação da Polícia Militar para desocupar a avenida Paulista. Horas mais tarde, a via seria lotada por manifestantes a favor do governo Dilma Rousseff.

Partidários da presidente se posicionaram contra o impeachment em todas as unidades da federação ao longo da tarde, gerando entradas de Renata Vasconcellos em praticamente todos os intervalos comerciais.

19/3
Globo: Avião de pequeno porte cai nas proximidades do Campo de Marte, em São Paulo. O primeiro boletim comandado por Evaristo Costa foi realizado no break do Caldeirão do Huck.

Horas depois, entre o Big Brother Brasil e o Amor e Sexo, nova intervenção de Evaristo trouxe a confirmação de que Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, estava entre as vítimas fatais da tragédia. Outras 6 pessoas faleceram no desastre.

22/3
Globo: Atentados terroristas na Bélgica deixam mais de 30 mortos. O aeroporto de Bruxelas e uma estação de metrô foram alvo de bombas do Estado Islâmico. O ataque ocorreu poucos dias depois do mentor da carnificina em Paris foi preso na região.

Ana Paula Araújo interrompeu as edições locais do Bom Dia atualizando os números e o clima de tensão na cidade. Mais tarde, durante o Mais Você, Evaristo Costa fez um longo boletim com a repercussão dos atos, inclusive entrevistando brasileiros que estavam na localidade.

Durante a noite, William Waack entrou no intervalo de Velho Chico, porém com outra informação: a de que o ministro Teori Zavascki determinou ao juiz Sérgio Moro que as investigações sobre Lula fossem remetidas ao Supremo Tribunal Federal.

28/3
Globo: Prédio do Congresso dos Estados Unidos é esvaziado após tiros serem ouvidos no local. Por medida de segurança, alem do Capitólio, a Casa Branca também foi fechada.

Os disparos foram feito por seguranças após um homem tentar passar pelo detector de metais portando uma arma. O boletim apresentado por William Bonner contou com participação ao vivo de Nova York do correspondente Alan Severiano.

29/3
Globo: O PMDB oficializa o rompimento com o governo Dilma Rousseff e determina que todos os membros do partido deixem seus cargos na administração federal. A informação foi dada em boletim do Jornal Nacional ancorado por Renata Vasconcellos no intervalo da reprise de Anjo Mau.

31/3
Globo: Diversos boletins do Jornal Nacional sob o comando de Renata Vasconcellos mostram as novas manifestações de rua organizadas por movimentos sindicais e pelo PT em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff.

11/4
Globo: Comissão especial do impeachment na Câmara vota relatório em que é pedida admissibilidade do pedido de impedimento da presidente Dilma. O começo da sessão foi repercutido em boletim do Jornal Hoje sob o comando de Evaristo Costa. A votação em si foi finalizada dentro do horário habitual do Jornal Nacional.

17/4
Globo e Record: Votação histórica da Câmara dos Deputados decide pelo prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff para o Senado.

21/4
Globo: Ciclovia desaba em São Conrado, no Rio de Janeiro. A recém-inaugurada obra na orla carioca não suportou uma forte onda. 2 pessoas morreram no acidente, que foi noticiado nacionalmente por Vandrey Pereira, interrompendo o Globo Esporte. A Sessão da Tarde acabou cancelada no RJ para o estado acompanhar a repercussão do desastre.


De noite, no intervalo de Velho Chico, Renata Lo Prete apresentou boletim Jornal da Globo com as imagens registradas por um celular do instante em que a ciclovia desaba. Nesse flash, o repórter Ari Peixoto informou ainda sobre a identificação do segundo corpo.

Já horas antes, durante o Vídeo Show, Giuliana Morrone conversou com Otaviano Costa e Susana Vieira direto do estúdio Jornal Nacional para informar sobre a morte do cantor Prince, aos 57 anos. A jornalista também apresentou outro boletim do JN sobre o tema no intervalo do Vale a Pena Ver de Novo, com a intervenção da correspondente Sandra Coutinho.

O dia teve ainda uma interrupção programada nos Bom Dia Praça para a exibição do acendimento da chama olímpica na Grécia. Luis Ernesto Lacombe ancorou a transmissão ao vivo da cerimônia.

1/5
Globo: Tadeu Schmidt ancora boletins sobre os protestos e comemorações pelo país durante o Dia do Trabalho. Em São Paulo, os atos da CUT e da Força Sindical acabaram rivalizando por suas posições opostas quanto ao processo de impeachment. A presidente Dilma participou do evento da Central Única dos Trabalhadores.

Mais tarde, Renata Longaray leu durante o Domingão do Faustão o direito de resposta do casal cuspido pelo ator José de Abreu em um restaurante paulistano.

3/5



Globo e Record: Chama olímpica chega ao Brasil. Do pouso no aeroporto até o revezamento pelas ruas da capital federal, as emissoras acompanharam os principais instantes do primeiro dia de presença do fogo sagrado dos Jogos no país. As emissoras optaram respectivamente por Galvão Bueno e Lucas Pereira para as narrações.

De noite, William Waack ancorou boletim do Jornal da Globo noticiando que o procurador-geral da República Rodrigo Janot entrou com pedido ao Supremo Tribunal Federal para que abra inquérito contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

5/5
Globo: Deputado Eduardo Cunha é afastado do seu mandato e da presidência da Câmara por decisão do ministro do STF Teori Zavascki. A notícia veio durante o Bom Dia Brasil, mas Giuliana Morrone e Evaristo Costa seguiram em boletins ao longo da manhã mostrando a repercussão do fato.

A opção de Teori foi avalizada por unanimidade no plenário, o que motivou flash do Jornal Nacional sob o comando de Renata Vasconcellos.

6/5
Globo: Comissão especial do impeachment no Senado aprova por ampla margem o parecer favorável ao processo de impedimento da presidente Dilma. O resultado de 15 a 5 foi noticiado por Sandra Annenberg, que interrompeu as edições do Globo Esporte ao redor do país faltando menos de 3 minutos para o início do Jornal Hoje.

9/5
Globo: Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados após o afastamento de Eduardo Cunha, anula a sessão da casa que definiu o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O primeiro boletim de Evaristo Costa interrompeu os telejornais locais do meio-dia e contou com a leitura da nota que dava conta da anulação.

Mais tarde, novas intervenções vieram ao longo do Globo Esporte para mostrar a repercussão da decisão entre os parlamentares e no mercado financeiro, contando inclusive com a participação de Denise Barbosa, da Globo News. Os repórteres do canal de notícias Andréia Sadi e Murilo Salviano também foram acionados nos flashes.

Após o JH, Gioconda Brasil e Camila Bomfim foram diretamente chamadas por Otaviano Costa durante o Vídeo Show para a atualização das notícias.

Já ao longo da tarde, Renata Vasconcellos surgiu em praticamente todos os breaks para noticiar os passos do presidente do Senado Renan Calheiros, que iria decidir se acatava ou não a decisão do Maranhão.

Assim que o senador anunciou em plenário que iria ignorar a anulação e tocar normalmente o processo de impeachment, foi dado um Plantão, interrompendo a reapresentação de Anjo Mau.

10/5
Globo: É cassado o mandato do senador Delcídio do Amaral, que chegou a ser preso meses antes por tentar obstruir as investigações da Lava Jato. A notícia foi dada por Renata Vasconcellos, em um Plantão que interrompeu a novela Totalmente Demais.

11 e 12/5



Globo e Record: Primeira fase do impeachment da presidente Dilma Rousseff é aprovada no Senado.

16/5
Globo: Aos 85 anos, morre o cantor Cauby Peixoto. A informação foi dada pelo repórter Marcelo Poli em boletim gravado do Hora 1 entre o Corujão e a série Under the Dome, mais de 2 horas após a confirmação da notícia pela Globo News, por exemplo.

17/5
Globo: O novo ministro da Fazenda Henrique Meirelles apresenta grande parte da sua equipe econômica. O boletim do Jornal Hoje foi apresentado por Evaristo Costa.

23/5
Globo: Plantão sob o comando de Renata Vasconcellos interrompeu o Vale a Pena Ver de Novo para mostrar o pedido de afastamento do ministro do Planejamento Romero Jucá após o vazamento de áudio que mostra ele planejando atrapalhar as investigações da Lava Jato.

30/5
Globo: Mais um ministro deixa o governo Temer após áudios comprometedores serem divulgados pela imprensa. Foi a vez de Fabiano Silveira, que ocupava a pasta da Transparência, antiga CGU. Apresentada por Renata Vasconcellos, a chamada ao vivo do Jornal Nacional ocorreu durante o segundo intervalo do capítulo final da novela Totalmente Demais.

12/6
Globo: Massacre em boate de Orlando mata 50 pessoas. As primeiras informações foram dadas por Glenda Kozlowski em contato com os correspondentes Fábio Turci e Alan Severiano da redação da emissora em Nova York, ainda dentro do Esporte Espetacular.

Ao longo do dia, Tadeu Schmidt e Poliana Abritta atualizaram o número de vítimas em boletins do Fantástico ao longo dos intervalos comerciais. As entradas também mostraram as reações dos líderes dos planeta ao atentado.

13/6
Globo: O ministro Teori Zavascki anula a escuta vazada da conversa entre Lula e Dilma, mas remete as investigações sobre o ex-presidente para a primeira instância, personificada no caso pelo juiz Sérgio Moro. William Waack apresentou o flash no intervalo de Velho Chico.

14/6
Globo: Dunga deixa o comando da Seleção Brasileira após o fracasso da eliminação na primeira fase da Copa América Centenário. Renata Vasconcellos apresentou o boletim do JN tão logo foi dada a confirmação pela CBF.

Horas depois, agora em um Plantão, Renata retornou para informar sobre o fim do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara. A votação terminou sendo favorável ao cessar do mandato do então presidente afastado da casa.

20/6



Globo: Tite é apresentado no Rio de Janeiro como novo técnico da Seleção. Renata Vasconcellos mostrou as principais falas do treinador durante entrevista coletiva em flash entre as novelas Malhação e Eta Mundo Bom.

23/6
Globo: Polícia Federal prende o ex-ministro Paulo Bernardo. Outros mandatos de condução coercitiva e prisão preventiva foram expedidos, assim como a sede do diretório nacional do PT foi alvo de buscas. Chico Pinheiro interrompeu os Bom Dia Praça para dar as notícias sobre a operação.

28/6
Globo: Atentado no aeroporto de Istambul deixa dezenas de mortos. O boletim foi comandado por Renata Vasconcellos.

13/7
Globo: Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, é eleito presidente da Câmara dos Deputados. O resultado foi anunciado no intervalo do Profissão Repórter, em boletim apresentado por William Waack com a intervenção ao vivo de Heraldo Pereira do plenário.

14/7
Globo: Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeita recurso de Eduardo Cunha e manda que o pedido de cassação do parlamentar siga tramitando. Evaristo Costa interrompeu brevemente a primeira edição do Praça TV para dar a notícia.

Mais tarde, Sandra Annenberg entrou no intervalo de Eta Mundo Bom para noticiar sobre um novo ataque na França, em que um caminhão atropelou dezenas de pessoas na cidade de Nice. Ao menos 70 morreram e mais de 100 ficaram feridos no dia em que o país celebra a queda da Bastilha.

21/7
Globo: Evaristo Costa informa em boletim do Jornal Hoje sobre a operação Hashtag, que prendeu suspeitos de planejarem atos terroristas no Brasil durante os Jogos Olímpicos.

22/7
Globo: Novo ataque na Europa. Dessa vez o alvo do terror foi a cidade de Munique, na Alemanha. Um atirador invadiu um centro comercial e matou 10 pessoas. Renata Vasconcellos atualizou a situação ao longo dos intervalos por toda a tarde, fazendo um boletim mais longo para resumir o ocorrido entre Malhação e Eta Mundo Bom.

31/7
Globo: Alex Escobar atualizou as informações sobre protestos em algumas cidades contra e a favor do processo de impeachment. Durante o fim de semana, a InterTV Cabugi exibiu diversos boletins no Rio Grande do Norte para informar sobre uma série de ataques do crime organizado contra ônibus e outros alvos públicos.

4/8
Globo: Comissão do Senado volta a dar parecer favorável ao impeachment de Dilma Rousseff. Evaristo Costa interrompeu a primeira edição dos Praça TV para noticiar o fato, contando com a participação de Júlio Mosquéra direto de Brasília.

21/8
Globo: Começa a sessão final do impeachment de Dilma Rousseff. Evaristo Costa narrou a abertura do julgamento no Senado, que contou com discurso do ministro do Supremo Ricardo Lewandowski.

24/8
Globo: Forte terremoto abala a Itália. Com magnitude de 6,2 graus, o tremor deixou mais de 200 mortos.

31/8
Globo e Record: É finalizado com sucesso no Senado o processo de impeachment de Dilma Rousseff. O Plantão com o final da votação foi apresentado por Alexandre Garcia interrompendo os telejornais locais da manhã. Durante a tarde, Renata Vasconcellos narrou a posse definitiva de Michel Temer como presidente da República. Na Record, Adriana Araújo apresentou ambos os instantes ao vivo da capital federal.

15/9
Globo: Renata Vasconcellos apresentou boletins do Jornal Nacional sobre o desaparecimento de Domingos Montagner após mergulhar no rio São Francisco, em Alagoas, onde gravava cenas da novela Velho Chico. Horas mais tarde, interrompendo Malhação, um Plantão confirmou oficialmente a morte do ator.

17/9
Globo: É velado em São Paulo o corpo do ator Domingos Montagner. O enterro foi transmitido ao vivo dentro do É de Casa, mas desde o começo da manhã boletins do Jornal Hoje apresentados por Fábio William chamavam imagens do local do velório.

22/9
Globo: Ex-ministro Guido Mantega é preso, mas horas depois o juiz Sérgio Moro revoga a decisão. Os boletins ficaram sob o comando de Evaristo Costa.

26/9
Globo: Polícia Federal prende o ex-ministro Antônio Palocci. A apresentação foi de Sandra Annenberg.

19/10
Globo: É preso em Brasília o ex-deputado Eduardo Cunha.

25/10
Globo: Morre Carlos Alberto Torres, o capitão do Brasil no tricampeonato mundial de futebol, em decorrência de um infarto. Evaristo Costa interrompeu a primeira edição do Praça TV para noticiar o falecimento.

16/11
Globo: Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho é preso pela Polícia Federal durante a operação Chequinho, que investiga a compra de votos no município de Campos. A apresentação do boletim foi de Evaristo Costa.

18/11
Globo: O Tribunal Superior Eleitoral determina que Anthony Garotinho volte para o hospital em que estava internado sob custódia após decisão regional o ter transferido para um presídio. O boletim do JG foi apresentado por William Waack.

26/11
Globo: Morre o ditador cubano Fidel Castro. O Plantão, gravado da Globo News, foi apresentado por Paula Araújo.

29/11
Globo: Avião que levava o time da Chapecoense e profissionais da imprensa cai nos arredores de Medellín, na Colômbia. A delegação estava a caminho da primeira final continental da equipe na história.

A primeira intervenção foi um Plantão comandado por Monalisa Perrone às 4h10. Ela retornaria em todos os intervalos até a edição especial do Hora 1, que foi até 6h45, apenas 15 minutos antes do começo de outra grande cobertura sob o comando do Bom Dia Brasil. Ao longo da tarde, os boletins nos intervalos comerciais foram feitos por Giuliana Morrone.

30/11
Globo: Na hora em que seria disputada a primeira partida final da Copa Sulamericana, as torcidas do Atlético Nacional e da Chapecoense unem Medellín e Chapecó em homenagens aos mortos no acidente aéreo. Os estádios ficaram lotados em ambas as cidades. William Waack comandou os boletins do Jornal da Globo mostrando ao vivo os trechos mais emocionantes das cerimônias.

3/12
Globo e Record: O Brasil se comove com o velório coletivo das vítimas do acidente com o time da Chapecoense. A chegada dos corpos em Chapecó nos aviões da Força Aérea Brasileira, o trajeto sob forte chuva pela cidade e as homenagens no memorial feito na Arena Condá paralisaram o país ao longo de diversas horas. Na Globo, a apresentação foi de Galvão Bueno, enquanto na Record a cobertura ficou por conta de Adriana Araújo.

5/12
Globo: Elize Matsunaga é condenada a 19 anos e 11 meses de prisão pelo assassinato do marido ocorrido em 2012. A decisão do tribunal do júri foi noticiada por Izabella Camargo em boletim do Hora 1. Durante a tarde, Giuliana Morrone apresentou boletim do Jornal Nacional sobre o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado.

14/12
Globo: Morre o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, um dos maiores símbolos de resistência contra a ditadura miliar. Com 95 anos, o arcebispo emérito de São Paulo estava internado há duas semanas. A notícia foi dada por Sandra Annenberg interrompendo os Praça TV 1.

15/12
Globo: O zagueiro Neto, último sobrevivente do desastre com o avião da Chapecoense a seguir na Colômbia, é embarcado em uma UTI aérea para retornar ao Brasil. Os telejornais locais da hora do almoço foram interrompidos pelo boletim do Jornal Hoje, que teve apresentação de Sandra Annenberg com intervenções do repórter Vinicius Eulálio direto do aeroporto.

*e boletins jornalísticos extra, mesmo que sem a vinheta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)