domingo, 14 de abril de 2013

O mito da caverna e a sociedade atual: O conflito entre aparência e realidade

com Luana Angélica de Melo Bittencourt 

INTRODUÇÃO
Considerado uma das mais poderosas metáforas já produzidas, o mito da caverna, narrado por Platão no livro VII de A República, se tornou um dos trechos mais celebrados no mundo filosófico pela forma com que evidencia a prisão dos homens a conceitos que lhes são impostos.

1. O mito da caverna
Na alegoria, Sócrates dialoga com Glauco sobre um suposto grupo de homens que estariam acorrentados no interior de uma caverna desde o nascimento, observando durante todo o tempo apenas uma parede iluminada por uma fogueira. O mundo deles se baseava em contemplar aquelas sombras, inclusive as analisando e julgando. Porém, se um dos prisioneiros da caverna pudesse conhecer o mundo exterior, assim notando que desconhecia a realidade e vivia em um mundo de ilusões e sombras, ele inicialmente teria dificuldades em enxergar diretamente a parte externa da caverna e tudo que a habita por causa da claridade. Após se habituar à luz, caso voltasse ao interior da caverna para celebrar as boas novas com os prisioneiros, ele provavelmente seria desacreditado e tratado como louco, chegando até a ser ameaçado de morte pelos demais.

2. Representações do mito da caverna na sociedade atual
Esse mito foi escrito por Platão há milênios, porém pode perfeitamente ser aplicado ao nosso atual contexto de sociedade e até mesmo vislumbrado para um eventual futuro, como foi feito no filme Matrix, em que os seres também acreditam fielmente em uma realidade virtual, tal quais os prisioneiros da caverna.

Mesmo sem estar aprisionada de fato, a sociedade atual também é influenciada pelo que lhe é imposto, principalmente pelos grandes grupos de mídia. Por exemplo, as novelas são capazes de gerar “modismos eternos enquanto duram”, como cita uma chamada exibida pela TV Globo, maior produtora do gênero no Brasil.

Ou seja, somos doutrinados pelo conhecimento do mundo sensível, aquele que captamos graças aos nossos sentidos (visão e audição para captação das ideias transmitidas pela televisão, por exemplo).

Essa influência dos meios de comunicação faz com que vejamos a realidade de uma forma distorcida. Exemplificando isso, podemos levar em conta que apesar de não conhecermos a fundo os conflitos no Oriente Médio, opinamos sobre eles levando em conta apenas informações que já nos foram transmitidas por terceiros. Ou seja, nossa visão do mundo real é fruto da visão de outra(s) pessoa(s).

3. A complicada busca pela episteme
Pelas dificuldades passadas para que o prisioneiro pudesse obter a liberdade, Platão também evidencia que a chegada ao conhecimento epistêmico requer sacrifícios, assim como também ocorre na atualidade, já que nosso conhecimento é avaliado pelos mais diferentes métodos desde a infância.

13 comentários:

  1. Texto maravilhoso, se bem compreendido é de grande valia pra nosso crescimento humano.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, se bem compreendido é de grande valia pra nosso crescimento humano.

    ResponderExcluir
  3. Otimo conteudo, ajudou com o meu trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!! Me ajudou muito,abriu minha mente para fazer meu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante, e vai me ajudar bastante com meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Foi muito bom mesmo
    Me ajudou muito
    Melhorou as coisas

    ResponderExcluir
  7. Nossa texto perfeito amei me ajudou demais com meu trabalho

    ResponderExcluir

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)