domingo, 21 de abril de 2013

Fatores de coerência

A construção da coerência em um texto depende de diversos fatores, que são absolutamente essenciais para boa compreensão. Afinal, um texto sem coerência não passa de um emaranhado de palavras.

Existe a ressalva de que nem todos os textos são escritos para serem compreendidos pela maioria. Um artigo científico já é produzido pelo seu autor tendo em mente o público limitado para o qual é destinado. Mas mesmo assim tem que ser coerente de acordo com seu foco, conste-se.

E o que nós percebemos como coerente depende do conhecimento de mundo que temos acumulado. O desconhecido obviamente nos irá soar sem coerência, como seria o caso do artigo científico para boa parcela da população brasileira. Para justificar essa forma com que armazenamos o conhecimento, existem alguns modelos cognitivos, como os frames, esquemas e scripts.

Essa ponderação de que o mesmo texto pode ser compreendido de maneiras diferentes por duas pessoas existe pelo fato de que o conhecimento é acumulado através de memórias pessoais, impossibilitando que dois indivíduos (no caso, autor e leitor) compartilhem o mesmo conhecimento.

E diversos leitores também não irão compartilhar o mesmo conhecimento, é claro. O mesmo texto vai ser interpretado de inúmeras formas, dependendo da focalização buscada.

O contexto também é essencial para o melhor entendimento de um texto. As mesmas expressões podem ganhar sentidos diferentes, perdendo ou ganhando coerência, a depender da situação em que estão inseridas, sendo que esse também deve ser captado pelo receptor, assim como as inferências.

Também existem fatores contextualizadores mais claros, como a citação de uma data ou local. Quando alguém cita o dia 11 de setembro o relacionando ao luto, dificilmente vai precisar explicar ao interlocutor a razão disso, por exemplo.

RESUMO: Todo texto, por mais limitado que seja seu foco, deve ser coerente. Para que tal coerência ocorra, os produtores do conteúdo se utilizam de diversos elementos linguísticos e até mesmo cognitivos. Essa multiplicidade de fatores, alguns oriundos do próprio leitor, é que propicia o entendimento de um texto como coerente.

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