MOTTA-ROTH, Désirée. Publique ou
pereça. In: Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial,
2010. Cap. 1, p. 13-25
Désirée
Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges possuem amplos currículos na área
lingüística, incluindo passagens tendo, respectivamente, os títulos de
pós-doutorado e doutorado. O foco de suas pesquisas no ensino é comprovado em
seus currículos e evidenciado na obra abaixo resenhada, publicada originalmente
em 2010.
Os 8
capítulos principais da publicação são distribuídos em 167 páginas, sendo que o
primeiro analisa a problemática do “publique ou pereça”, fazendo uma
contextualização da realidade brasileira com a estadunidense e questionando que
a quantidade de publicações pode acabar se tornando mais relevante do que a
qualidade das mesmas, um sistema falho na visão das autoras, que enumeram
formas de o superar.
Se
utilizando de uma linguagem direta, a obra é repleta de exemplos que
descomplicam ainda mais o seu sentido. As estratégias de preparação do conteúdo
e audiência crescente do material acadêmico produzido são assuntos abordados
com atenção nesse capítulo inicial.
A
acessibilidade dos termos usados e o didatismo abrem o precedente para que este
conteúdo seja devorado por qualquer pessoa com maior interesse no mundo da
pesquisa universitária, porém tal foco também o torna inevitavelmente mais útil
para quem está ligado ao meio. De qualquer modo, a abertura dessa obra, escrita
praticamente como um manual, certamente será compreendida por quem se aventurar
a desbravar ela, gerando uma boa dose de conhecimento ao leitor.
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