quarta-feira, 10 de abril de 2013

Resenha: Publicar ou perecer? Eis a questão

MOTTA-ROTH, Désirée. Publique ou pereça. In: Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. Cap. 1, p. 13-25

Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges possuem amplos currículos na área lingüística, incluindo passagens tendo, respectivamente, os títulos de pós-doutorado e doutorado. O foco de suas pesquisas no ensino é comprovado em seus currículos e evidenciado na obra abaixo resenhada, publicada originalmente em 2010.

Os 8 capítulos principais da publicação são distribuídos em 167 páginas, sendo que o primeiro analisa a problemática do “publique ou pereça”, fazendo uma contextualização da realidade brasileira com a estadunidense e questionando que a quantidade de publicações pode acabar se tornando mais relevante do que a qualidade das mesmas, um sistema falho na visão das autoras, que enumeram formas de o superar.

Se utilizando de uma linguagem direta, a obra é repleta de exemplos que descomplicam ainda mais o seu sentido. As estratégias de preparação do conteúdo e audiência crescente do material acadêmico produzido são assuntos abordados com atenção nesse capítulo inicial.


A acessibilidade dos termos usados e o didatismo abrem o precedente para que este conteúdo seja devorado por qualquer pessoa com maior interesse no mundo da pesquisa universitária, porém tal foco também o torna inevitavelmente mais útil para quem está ligado ao meio. De qualquer modo, a abertura dessa obra, escrita praticamente como um manual, certamente será compreendida por quem se aventurar a desbravar ela, gerando uma boa dose de conhecimento ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)