sexta-feira, 29 de abril de 2011

Confusas, emissoras brasileiras cometem várias gafes durante o Casamento Real

@lucasfelix

Que o Casamento Real é um evento histórico e raríssimo, você já deve estar cansado de ouvir. Tão raro que as emissoras brasileiras pareciam não ter uma noção exata de como fazerem uma boa cobertura da boda do século.


http://img.terra.com.br/i/2011/04/29/1865863-8226-atm14.jpg
William e Kate no altar da Abadia de Westminster

A Globo com sua mania de não derrubar a grade nem as 5h sofreu no segundo lugar enquanto o SBT  via tudo do alto da primeira colocação. A emissora de Silvio Santos exibiu pela primeira vez na história o Jornal do SBT Manhã ao vivo e bateu o Globo Rural. A Globo só colocou o seu Bom Dia Brasil especial no ar quando o casamento praticamente estava começando. Mas ainda conseguiu virar o jogo e liderar durante a transmissão.

A cobertura global foi extremamente formal. Os apresentadores se limitavam a narrar o que as imagens já diziam e os comentaristas convidados mal participaram. O grande destaque acabou sendo a demonstração de que Renato Machado sabe tudo sobre equinos. O jornalista comentou detalhes das raças dos cavalos da carruagem que levava William e Kate. A Globo também pecou ao demorar muito para entrar com link ao vivo próprio de Londres. Marcos Losekann só falou ao vivo depois que Rede TV, Band e Record tinham feitoo isso.

Aliás, a Rede TV foi a primeira a fazer isso com a participação da ex-SBT Amanda Klein dentro de um programa especial sobre o casamento (programa especial que foi ao ar das 6h até 11h). Haja fôlego para Augusto Xavier e Dani Albuquerque, hein? Dani que fazia sua primeira grande cobertura ao vivo depois do Carnaval de 2009 onde sofreu bullying da mídia depois de um pequeno deslize em uma fala sobre mitologia grega. Dessa vez não teve mitologia, mas a transmissão 100% HD da Rede TV foi pautada por diversos comentários relevantes sobre os convidados, como o "farol aceso" de Kate Middleton na igreja.

http://img.terra.com.br/i/2011/04/29/1866448-9214-atm14.jpg 
Multidão se aglomerou para ver o beijo do casal.
Eles se juntam a 2bi de pessoas que viram o momento pela TV

A Record ficou ainda mais tempo no ar que a Rede TV falando apenas sobre o casamento. Porém, a emissora da Barra Funda se dividiu entre um Plantão e o Hoje em Dia. A Record começou a exibir seu especial as 6h30, mas recebendo a IURD, demorou para subir nos números. Quando Ana Paula Padrão e Heloísa Vilela chegaram a liderança, a Record resolveu queimar todos os breaks do Balanço Geral, SP no Ar e Fala Brasil juntos. O resultado? 15 minutos direto para o telespectador acompanhar intervalos comerciais. Prática bem parecida com a Globo que colou 3 breaks no final do Bom Dia Brasil. Entre esses breaks, apenas rápidas frases.

Record e Globo ainda tiveram mais detalhes em comum na cobertura. Tanto Ana Paula Padrão quanto Mariana Ferrão se confundiram entre os filhos de Charles e Diana e chamaram William de Harry.

A manhã desta sexta também foi marcada pela estreia da apresentadora e cantora Maísa Silva como jornalista. Sim, a pupila de Silvio Santos participou da cobertura jornalística da emissora. Interagindo com Carlos Nascimento e Analice Nicolau, a versátil garota mostrou desenvoltura em suas observações e deve ter emocionado muita gente com um belo discurso. Uma verdadeira fofura.

Os deslizes comentados nesse post são só um resumo, hein? Quem ficou zapeando pelas emissoras certamente viu muitas outras pérolas. Mas fica aqui os parabéns a todas as 5 grandes emissoras que se esforçaram e colocaram o casamento ao vivo. Entre os piores e menos piores, o público teve uma boa oportunidade de ver simultaneamente o jornalismo desses canais. Que isso se repita em outras coberturas especiais (a cobertura, não as gafes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)