Plantões* da Globo e da Record em 2017

6/1
Globo: Renata Vasconcellos apresenta boletim do Jornal Nacional sobre um tiroteio no aeroporto de Fort Lauderdale, que deixou 5 mortos.

9/1
Globo: Acontece em Zurique, na Suíça, o prêmio Fifa The Best. Cristiano Ronaldo vence novamente como melhor jogador do mundo. Os destaques relacionados ao Brasil foram a premiação pela carreira para Falcão, do futsal, e o título de fair play ao Atlético Nacional pela reação de solidariedade após o acidente aéreo da Chapecoense. Carlos Gil narrou o programete entre a Sessão da Tarde e Cheias de Charme.

15/1
Globo: Durante o intervalo do Domingão do Faustão, Evaristo Costa atualiza os números sobre o massacre no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, por causa de uma guerra entre facções. Pela manhã, o Esporte Espetacular já havia contado com intervenções sobre a rebelião que deixou 26 mortos. A Band também informou sobre o ocorrido durante o intervalo da Florida Cup.

19/1
Globo: Tragédia aérea em Paraty mata o ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, e mais 3 pessoas.

Durante a tarde, Renata Vasconcellos apresentou diversos boletins e Plantões, desde a informação sobre a presença do magistrado na lista de embarcados no bimotor, até a confirmação do falecimento por parte de um filho de Teori.

Na manhã, Evaristo Costa interrompeu o Encontro para mostrar imagens ao vivo de um novo confronto entre facções no presídio de Alcaçuz.

20/1
Globo: Corpo do ministro Teori Zavascki é liberado para os funerais. O boletim foi apresentado por Sandra Annenberg entre o Encontro e o Praça TV.

Mais tarde, Renata Vasconcellos chamou uma edição rápida com os momentos destacados da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

21/1
Globo: Teori Zavascki é velado em Porto Alegre, cidade em que construiu a sua carreira jurídica. O boletim do JN foi apresentado por Heraldo Pereira.

26/1
Globo: A Justiça decreta a prisão do empresário Eike Batista. A Polícia Federal foi até a casa do bilionário, porém não o encontrou. Os boletins foram apresentados por Chico Pinheiro interrompendo o Bom Dia Praça.

30/1
Globo: Até então foragido em Nova York, Eike Batista chega ao Brasil. O desembarque e seu trajeto ao IML e ao presídio foram acompanhados ao longo de toda a manhã com participações dos repórteres nos programas matinais da emissora, especialmente de Silvana Ramiro do Globocop.

2/2
Globo: Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno. A intervenção foi feita por Renata Vasconcellos durante o Vídeo Show. Mais cedo, Evaristo Costa havia entrado durante o Encontro para noticiar sobre o sorteio eletrônico do Supremo Tribunal Federal que nomeou o ministro Edson Fachin como novo relator da Lava Jato.

3/2
Globo: Morre a ex-primeira-dama Marisa Letícia, esposa de Lula. No dia anterior, Evaristo Costa já havia feito intervenção extra durante o Bem Estar para noticiar o agravamento de seu estado de saúde.

O boletim apresentado por William Bonner foi a única exibição de um break forçado na novela Rock Story, com o folhetim sendo cortado especialmente para a inserção.

6/2
Globo: Presidência da República confirma a indicação de Alexandre de Moraes, então ministro da Justiça, para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Renata Vasconcellos apresentou o boletim do JN no intervalo de Sol Nascente.

8/2
Globo: Decisão judicial suspende a nomeação de Moreira Franco como ministro, alegando uma tentativa de o dar foro privilegiado somente para fugir das investigações da Lava Jato em primeira instância. O breve boletim do JN foi apresentado por Renata Vasconcellos durante Malhação.

12/2
Globo: Tadeu Schmidt apresentou boletins do Fantástico sobre a situação nas ruas do Espírito Santo com a greve dos policiais militares, que levou o estado a passar por uma severa onda de violência.

22/2
Globo: Senado aprova a indicação de Alexandre de Moraes ao STF. O boletim do JH, que contou com a entrada ao vivo de Gioconda Brasil, interrompeu a primeira edição dos telejornais locais. Foi apresentado por Evaristo Costa.

22/3
Globo: Atos terroristas deixam 5 mortos e dezenas de feridos nos arredores do parlamento britânico. Sandra Annenberg interrompeu a programação local na hora do almoço, após uma primeira tentativa de intervenção sem sucesso, quando a vinheta do Jornal Hoje rodou em loop por cerca de 1 minuto depois do chamado das praças.

29/3
Globo: Peru vence o Uruguai por 2 a 1 pelas Eliminatórias da América do Sul e garante a classificação matemática do Brasil para a Copa do Mundo da Rússia. Mais cedo, a Seleção havia vencido o Paraguai por 3 a 0. O boletim apresentado entre a série Under the Dome e o Corujão foi narrado por Cléber Machado e mostrou, além dos gols dos jogos, a reação do técnico Tite ao descobrir sobre a conquista da vaga.

11/4
Globo: Jornal O Estado de S. Paulo divulga a lista do ministro do STF Edson Fachin com a abertura de inquéritos contra autoridades com foro privilegiado citadas na delação dos executivos do grupo Odebrecht. Renata Vasconcellos noticiou a quebra do sigilo em boletim no intervalo de Malhação. O JN do dia elencou todos os envolvidos, dedicando quase a totalidade das suas edições seguintes ao assunto.

20/4
Globo: Tiroteio na Champs-Élysées deixa dois mortos durante a noite parisiense. Renata Vasconcellos apresentou os boletins do Jornal Nacional nos intervalos da Sessão da Tarde e de Senhora do Destino, contando com a participação ao vivo do repórter da Globo News Rodrigo Carvalho no local do incidente. O ato foi classificado pelas autoridades como terrorista.

28/4
Globo: Centrais sindicais convocam uma greve geral que afeta as maiores cidades do país contra as reformas trabalhista e previdenciária. Nas metrópoles, especialmente os serviços educacionais e de transporte foram paralisados, o que rendeu recordes de audiência para as emissoras. A cobertura iniciada no Hora 1 contou ainda com uma extensão de 40 minutos do Bom Dia Brasil. Os demais programas da manhã foram dedicados basicamente a chamar novas informações com Sandra Annenberg.

Durante a tarde, Renata Vasconcellos apresentou boletins em diversos intervalos, destacando especialmente confrontos com as forças policiais no Centro do Rio de Janeiro.

5/5
Globo: Em depoimento ao juiz Sergio Moro, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque confirma que Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção na estatal. O boletim foi apresentado por Renata Vasconcellos no intervalo de Senhora do Destino.

7/5
Globo: O candidato centrista Emmanuel Macron é eleito presidente da França. O flash do Fantástico foi apresentado por Tadeu Schmidt entre a Temperatura Máxima e as finais dos campeonatos estaduais.

9/5
Globo: TRF nega pedido dos advogados do ex-presidente Lula para que seu depoimento ao juiz Sergio Moro seja adiado, confirmando a oitiva para o dia seguinte. A interrupção de Sandra Annenberg ocorreu durante o Vídeo Show.

17/5
Globo: Jornal O Globo publica na internet uma notícia que representa um forte abalo na vida política do Brasil. O empresário Joesley Batista, dono da JBS, revela em sua delação premiada gravações em que o presidente Michel Temer é gravado dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha na prisão, assim como indicando Rodrigo Rocha Loures para resolver assuntos da empresa. O parlamentar depois foi filmado recebendo uma mala com 500 mil reais. O senador Aécio Neves também foi flagrado pedindo 2 milhões de reais. O Plantão apresentado por Renata Vasconcellos interrompeu Rock Story.

Mais tarde, William Waack fez boletim entre A Força do Querer e o futebol para trazer a repercussão da revelação em Brasília, fato repetido no Show do Intervalo. O Jornal da Globo ganhou uma edição extra imediatamente após a rodada, mantendo a exibição normal depois do Profissão Repórter.

18/5
Globo e Record: A Polícia Federal faz operação em endereços ligados ao senador Aécio Neves. A irmã e o primo do presidente nacional do PSDB são presos. Chico Pinheiro interrompeu o Bom Dia Praça, enquanto Evaristo Costa seguiu fazendo boletins por toda a manhã.

Durante a Sessão da Tarde, um Plantão apresentado por Renata Vasconcellos mostrou o pronunciamento do presidente Michel Temer negando a possibilidade de renunciar ao cargo. Todas as grandes emissoras abertas transmitiram ao vivo a fala. Na Record, a apresentação foi de Adriana Araújo.

20/5
Globo: Em Brasília, Temer volta a fazer um pronunciamento. Ele atacou a gravação que o flagrou e disse mais uma vez que não deixará o mandato. O Plantão, que interrompeu o Estrelas, foi apresentado por Zileide Silva.

21/5
Globo: OAB aprova relatório para que a entidade peça o impeachment do presidente Michel Temer. O resultado favorável ao pedido foi de 25 a 1. Denise Barbosa, em conjunto com a Globo News, apresentou o Plantão. Na TV aberta, o Altas Horas foi interrompido.

24/5
Globo: Protestos violentos em Brasília pedem a saída do presidente Michel Temer. Manifestantes ficaram feridos e prédios da Esplanada do Ministérios chegaram a ser incendiados. Sandra Annenberg e Renata Vasconcellos apresentaram os boletins ao longo da tarde.

25/5
Globo: Com a situação mais calma na capital federal, Michel Temer revoga decreto do dia anterior em que autorizava o uso das Forças Armadas para conter a manifestações. Evaristo Costa interrompeu o Encontro para noticiar o recuo do presidente, acontecido após críticas de diversos setores.

28/5
Globo: Michel Temer inverte as posições dos ministros Torquato Jardim e Osmar Serraglio, que passam a ocupar, respectivamente, as pastas da Justiça e da Transparência. O breve boletim do Fantástico foi apresentado por Poliana Abritta.

30/5
Globo: Osmar Serraglio divulga nota recusando assumir o posto de ministro da Transparência, assim retornando para a Câmara dos Deputados e deixando o deputado Rodrigo Rocha Loures, seu suplente, acusado na delação da JBS, sem foro privilegiado. Sandra Annenberg interrompeu o Encontro para dar a informação.

3/6
Globo: Ex-deputado Rodrigo Rocha Loures é preso pela Polícia Federal em Brasília. Renata Capucci apresentou o boletim do Jornal Hoje. Durante a noite, após o Jornal Nacional, Tadeu Schmidt fez diversas entradas ao vivo nos intervalos sobre atos terroristas coordenados que deixaram 7 mortos em Londres.

4/6
Globo: No intervalo da Temperatura Máxima, Tadeu Schmidt fala sobre os protestos em São Paulo pedindo a saída do presidente Michel Temer e a convocação de eleições diretas.

6/6
Globo: Tribunal Superior Eleitoral interrompe a primeira etapa do julgamento da chapa Dilma-Temer por abusos na campanha eleitoral de 2014. O boletim apresentado por William Waack contou com um link de Júlio Mosquéra resumindo as análises preliminares feitas pelo ministro Herman Benjamin, que rejeitou solicitações da defesa. No Rio de Janeiro, a Sessão da Tarde foi interrompida para um flash narrado por Anne Lottermann sobre um incêndio no Shopping da Gávea.

9/6
Globo e Record: TSE absolve a chapa vencedora das eleições presidenciais de 2014, formada por Dilma Rousseff e Michel Temer. A decisão, por 4 a 3, foi confirmada com o voto decisivo do ministro Gilmar Mendes, que garantiu a manutenção dos direitos políticos da ex-presidente e do mandato do ex-vice. Durante o dia, a Globo abriu intervalos extras ao longo de toda a programação para noticiar o andamento do julgamento voto a voto, abrindo o Plantão apresentado por Renata Vasconcellos faltando apenas 3 minutos para o início do Jornal Nacional, quando o resultado finalmente foi consolidado. Na Record, o comando foi de Adriana Araújo.

27/6
Globo: Michel Temer faz o primeiro discurso após a denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República contra ele por corrupção passiva. Na fala, o presidente se defendeu das acusações e atacou Rodrigo Janot de forma indireta. Band, SBT e Rede TV, entre outras, também transmitiram o pronunciamento. A apresentação do Plantão, que ocorreu durante a Sessão da Tarde, foi de Renata Vasconcellos.

30/6
Globo: Ministro Marco Aurélio, do STF, permite que o senador Aécio Neves retome o seu mandato. O boletim do JH foi apresentado por Sandra Annenberg no intervalo do Encontro. Mais cedo, ela própria já havia levado ao ar informações sobre protestos realizados por centrais sindicais em diversas capitais contra o governo de Michel Temer.

3/7
Globo: Geddel Vieira Lima, ex-ministro dos governos Lula e Temer, é preso pela Polícia Federal na Bahia. A acusação, com base na delação de Joesley Batista, foi de obstrução de justiça. O boletim foi apresentado por Renata Vasconcellos em um intervalo forçado da Sessão da Tarde.

5/7
Globo: Advogados de Michel Temer entregam a defesa do presidente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, responsável por elaborar o parecer levado ao plenário sobre a aceitação ou não da denúncia. Renata Vasconcellos apresentou os boletins ao longo da tarde, contando com a participação de Zileide Silva.

10/7
Globo: Deputado Sergio Zveiter, do PMDB do Rio de Janeiro, emite parecer favorável ao prosseguimento da denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O Plantão que apresentou os trechos decisivos do relatório foi apresentado por Renata Vasconcellos e interrompeu a reapresentação de Senhora do Destino.

12/7
Globo: Ex-presidente Lula é condenado pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelo caso do triplex no Guarujá. A sentença, contudo, não determinou a prisão do petista, permitindo o recurso em liberdade pela pena para os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A informação foi dada rapidamente ao final do Jornal Hoje, porém o aprofundamento e a repercussão inicial ficaram por conta de intervenções de Evaristo Costa ao longo do Vídeo Show. Mais tarde, Renata Vasconcellos apresentou boletim do Jornal Nacional, com links de Brasília e de Curitiba, no intervalo da Sessão da Tarde.

13/7
Globo: Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vota relatórios sobre o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer. A opção do relator foi rejeitada, com a votação completa sendo exibida em um Plantão que interrompeu Senhora do Destino. Depois, um novo parecer elaborado pelos governistas foi aprovado, com o Plantão trazendo o resultado indo ao ar durante Novo Mundo. Ambos foram apresentados por Renata Vasconcellos, com a participação da repórter Giovana Teles direto de Brasília.

28/7
Globo: Forças Armadas começam a ocupar as ruas do Rio de Janeiro. Primeira operação após o decreto de garantia da lei e da ordem assinado pela Presidência ser publicado no Diário Oficial foi com homens do Exército na região do Arco Metropolitano. A intervenção em rede nacional foi feita por Hélter Duarte, do estúdio do RJTV, durante o Vídeo Show.

1/8
Globo: Começa na Câmara dos Deputados a leitura do relatório da Comissão de Constituição e Justiça contra o prosseguimento da denúncia relativa ao presidente Michel Temer, abrindo a possibilidade regimental para que ela fosse votada no dia seguinte. O boletim foi apresentado por Sandra Annenberg durante o Vídeo Show.

2/8
Globo e Record: Câmara dos Deputados vota o relatório sobre o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção. Pela manhã, Sandra Annenberg apresentou um flash logo após o Grand Prix de Vôlei sobre a movimentação para a abertura da sessão. Quando os deputados começaram de fato a se pronunciar, Renata Vasconcellos interrompeu Novo Mundo para a exibição na íntegra dos votos, como foi feito pela emissora também nos impeachments de Dilma Rousseff e Fernando Collor, que acabaram favoráveis ao não-prosseguimento da denúncia. Por isso, o Praça TV 2, o Jornal Nacional e as novelas Pega Pega e A Força do Querer não foram ao ar, com o final da transmissão entregando diretamente para o futebol. A Record, mais incoerente, exibiu apenas rápidas intervenções de Adriana Araújo com o início da votação e a consolidação do resultado.

5/8
Globo: Operação das Forças Armadas no Rio de Janeiro envolve quase 4 mil homens em combate ao roubo de cargas e ao tráfico de drogas interdita a Grajaú-Jacarepaguá. O foco, integrado com as polícias locais, foi na região do Complexo do Lins. A primeira intervenção foi de Mariana Gross, do estúdio do RJTV, durante a semifinal do Grand Prix de Vôlei. Mais tarde, Fábio William atualizou as informações no intervalo do Como Será. Durante o É de Casa, Cristiane Dias interrompeu o programa ao vivo do estúdio do Globo Esporte para mostrar a apresentação de Neymar diante da torcida do Paris Saint-Germain.

17/8
Globo: Atentado terrorista em Barcelona usando uma van atropela e mata 15 pessoas em Las Ramblas. As atualizações sobre o resgate das vítimas e a caçada aos suspeitos foram acompanhadas em boletins ao longo de toda a programação, apresentados por Dony de Nuccio, Renata Vasconcellos e William Waack.

23/8
Globo: Embarcação naufraga no rio Xingu, no Pará, com mais de 70 pessoas a bordo. O boletim foi apresentado por Dony de Nuccio. O número total de mortos no acidente, confirmado apenas dias depois, chegou a 23.

24/8
Globo: Uma nova tragédia náutica, dessa vez na Bahia, com o naufrágio de uma lancha na Grande Salvador. Dony de Nuccio apresentou boletins, desde quando os mortos confirmados eram 3 entre os mais de 100 ocupantes. Ao todo, morreram 23 pessoas no acidente.

4/9
Globo: Procurador-geral da República Rodrigo Janot convoca entrevista coletiva em Brasília, na qual revela a existência de novos áudios da delação de executivos da JBS. Ele pediu a investigação sobre indícios de crimes no processo. Nas gravações, dois dos colaboradores teriam admitido o auxílio do procurador Marcelo Miller ao longo das negociações. Outros trechos mostrariam que delitos foram omitidos. A primeira intervenção foi um Plantão durante Novo Mundo, com a coletiva ainda em andamento, em que Renata Vasconcellos informou sobre as primeiras palavras do PGR. Depois, entre a novela e os telejornais locais, foi ao ar um boletim novamente apresentado por Renata, que exibiu trechos do pronunciamento.

8/9
Globo: Rodrigo Janot denuncia ao Supremo Tribunal Federal integrantes da cúpula do PMDB no Senado acusados de formar uma organização criminosa contra a Petrobras e a Transpetro. Entre os nomes listados, os de Romero Jucá e Renan Calheiros. O boletim foi apresentado por Alexandre Garcia.

10/9
Globo: O ministro do STF Edson Fachin autoriza a prisão do empresário Joesley Batista e do diretor Ricardo Saud, do grupo JBS, após o pedido do procurador-geral Rodrigo Janot. Na mesma decisão, ele negou a solicitação para a prisão do ex-procurador Marcelo Miller. A medida veio após a divulgação dos áudios mostrando falhas e omissões na delação premiada dos executivos. O primeiro Plantão, apresentado por Luciano Cabral em rede com a Globo News, foi ao ar interrompendo o bloco final do Corujão, pouco antes da Santa Missa.

No intervalo do Globo Rural, Fernanda Gentil voltou a chamar a repórter Camila Bomfim, que já havia participado da intervenção inicial, para informar sobre a intenção dos delatores em se entregar para as autoridades. A jornalista voltou a fazer entradas de Brasília ao longo do Esporte Espetacular, que também contou com links da correspondente Sandra Coutinho, que cobria de Miami a passagem do furacão Irma pela costa estadunidense.

Durante o Popstar, a apresentadora Fernanda Lima chamou a repórter Veruska Donato, que estava na sede da Polícia Federal em São Paulo, para confirmar que Josley e Saud haviam se entregado. De Brasília, Cláudia Bomtempo trouxe atualizações durante o futebol e em boletim apresentado por Ana Paula Araújo após a rodada. A Record cobriu o caso durante o Domingo Show. SBT, Band e Rede TV também informaram sobre em boletins ao longo de suas programações.

11/9
Globo: Joesley Batista e Ricardo Saud são transferidos de São Paulo para Brasília. No intervalo do Encontro, Dony de Nuccio apresentou o primeiro boletim com as informações sobre a saída do comboio da sede paulistana da Polícia Federal rumo ao aeroporto de Congonhas. Durante a tarde, um flash do Jornal Nacional com Renata Vasconcellos mostrou a chegada dos executivos na capital federal.

13/9
Globo: Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, é preso. A medida foi um desdobramento das investigações sobre crimes eleitorais cometidos pelo político na cidade de Campos e acabou cumprida enquanto ele apresentava seu programa de rádio. A intervenção de Dony de Nuccio ocorreu durante o Encontro.

14/9
Globo: Rodrigo Janot apresenta a segunda denúncia ao STF contra o presidente Michel Temer, acusado por obstrução de justiça e organização criminosa. Renata Vasconcellos apresentou esse e outro Plantão, que noticiou minutos depois a rescisão do acordo de colaboração premiada da PGR com Joesley Batista e Ricardo Saud, executivos do grupo JBS. Esse segundo boletim contou com a participação de Brasília do repórter Vladimir Netto, que elencou, entre outros motivos para a medida, a supressão e alteração de provas por parte dos empresários. No intervalo de Pega Pega, Renata apresentou um boletim em que leu a nota do Palácio do Planalto negando as acusações da nova denúncia contra Temer.

16/9
Record: Aos 65 anos, morre de câncer o jornalista Marcelo Rezende. Apresentado por Reinaldo Gottino, o Plantão interrompeu o Cidade Alerta, que tinha sua edição de sábado apresentada por Matheus Furlan. A intervenção, que contou com a participação ao vivo do repórter Eduardo Ribeiro, leu a nota oficial do hospital Moriah e relembrou a trajetória do apresentador. Na sequência, Adriana Araújo e Celso Freitas apresentaram uma edição especial do Jornal da Record. Adriana retornou em boletim no intervalo do Programa da Sabrina para informar sobre o local do velório, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

17/9
Record: Ao longo da manhã de domingo, Reinaldo Gottino apresentou diversos Plantões sobre a abertura do velório do jornalista Marcelo Rezende ao público. Eduardo Ribeiro, em link da ALESP, mostrou a chegada do público e de amigos do apresentador. A partir das 11h, foi apresentada por Gottino uma edição especial do Domingo Show, que seguiu acompanhando as homenagens até a saída do cortejo, com o esquife em um carro do Corpo de Bombeiros. Por pedido da família, o enterro não foi transmitido ao vivo.

19/9
Globo: No intervalo de Senhora do Destino, Renata Vasconcellos apresenta boletim sobre um forte terremoto, com magnitude de 7.1, que foi sentido na região da Cidade do México. O flash informou sobre a destruição de prédios e os focos de incêndio espalhados pela capital do país. Até então, ainda não eram registradas mortes. A contagem total de vítimas fatais na tragédia foi de mais de 220 pessoas.

20/9
Globo: Supremo Tribunal Federal tem maioria formada para definir que a Câmara dos Deputados receba a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada dias antes pela PGR. Renata Vasconcellos apresentou o rápido boletim entre Senhora do Destino e Malhação.

22/9
Globo: Após uma semana de confrontos entre facções rivais na Rocinha, Forças Armadas iniciam operação com quase mil homens para a ocupação da comunidade. Ao longo da manhã, entre tiroteios, incêndios e ataques, a estrada Lagoa-Barra chegou a ser fechada durante 4 horas. O boletim do Jornal Nacional para a rede foi apresentado por Renata Vasconcellos, enquanto o Rio de Janeiro assistiu durante toda a tarde, no horário destinado entre o Jornal Hoje e Novo Mundo, uma edição especial do RJTV. Mais cedo, a veiculação do telejornal local já havia interrompido parte do Encontro para a região metropolitana, além de cancelar o Globo Esporte. As praças que habitualmente seguem o GE RJ acabaram por assistir a edição paulista do programa.

2/10
Globo: Maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos deixa mais de 50 mortos durante um show de música country em Las Vegas. As primeiras informações vieram durante o Hora 1, mas apenas o Bom Dia Brasil trouxe a confirmação da letalidade do atentado. Depois, Dony de Nuccio apresentou boletins nos intervalos e fez intervenções ao longo dos programas da grade matinal para atualizar as informações.

3/10
Globo: Ministro Edson Fachin, do STF, rejeita pedido do senador Aécio Neves para suspender o seu afastamento do mandato, determinado na semana anterior pela primeira turma do Supremo. O boletim foi apresentado por Heraldo Pereira no intervalo de Senhora do Destino.

5/10
Globo: Ex-vigilante invade creche em Janaúba, norte de Minas Gerais, incendia seu próprio corpo e queima também crianças e professoras. Ao menos 11 pessoas morreram no ataque e dezenas ficaram feridas. A intervenção feita por Dony de Nuccio ocorreu durante o Encontro.

11/10
Globo: O plenário do Supremo Tribunal Federal decide que o Congresso deve validar a aplicação de medidas cautelares impostas pelo Judiciário que impeçam o exercício dos mandatos pelos parlamentares. A abertura da sessão foi informada em um boletim com Dony de Nuccio, enquanto o resultado final foi noticiado em um flash do Jornal da Globo direto com o repórter Fabiano Andrade, exibido no intervalo do futebol.

17/10
Globo: Com base no entendimento feito pelo Supremo na semana anterior, o Senado anula a decisão da primeira turma do STF e retoma o exercício do mandato para Aécio Neves. O boletim apresentado por Renata Vasconcellos foi ao ar no intervalo de Pega Pega.

18/10
Globo: Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vota o relatório contrário ao prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva. Os instantes finais da votação, que terminou com placar favorável aos PMDBistas por 39 a 26, foram transmitidos ao vivo em um Plantão que interrompeu Pega Pega. A apresentação foi de Renata Vasconcellos, com participação da repórter Giovana Teles.

20/10
Globo: Estudante abre fogo contra colegas em sala de aula de colégio particular de Goiânia e mata 2. Outros 5 alunos ficaram feridos no ataque. Dony de Nuccio apresentou o boletim entre o Praça TV e o Globo Esporte.

25/10
Globo e Record: Nova denúncia contra o presidente Michel Temer é votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. Pela manhã, Dony de Nuccio apresentou um boletim sobre a abertura da sessão durante o intervalo da semifinal da Copa do Mundo sub-17. Após o JH, ele retornou em dois Plantões, que interromperam o Vídeo Show, com a participação da repórter Andreia Sadi, para informar sobre a internação do presidente no Hospital do Exército, em Brasília. A segunda intervenção esclareceu que o motivo da ida do presidente ao centro cirúrgico era por problemas urológicos. Mais tarde, ao longo dos intervalos da programação, Renata Vasconcellos comandou os boletins do Jornal Nacional que atualizaram as notícias sobre o estado de saúde de Temer e a expectativa para a votação, que foi mantida.

A exibição na íntegra dos votos dos deputados, que mais uma vez optaram pelo arquivamento da denúncia, foi iniciada durante a segunda edição do Praça TV para os estados que seguiam o horário de Brasília, mas toda a rede foi unida para a transmissão, que derrubou as novelas Pega Pega e O Outro Lado do Paraíso, além do próprio Jornal Nacional. A Record exibiu um Plantão com Adriana Araújo somente quando o resultado ficou evidenciado.

31/10
Globo: Uma caminhonete invade de forma proposital uma ciclovia e atropela diversas pessoas na ilha de Manhattan, deixando 8 mortos e mais de 10 feridos. O motorista foi baleado e preso pelas forças policiais. Renata Vasconcellos apresentou diversos boletins do JN sobre o ataque ao longo dos intervalos do início de noite.

5/11
Globo: Mais um ataque a tiros choca os Estados Unidos. Dessa vez, o atentado foi em uma igreja no interior do estado do Texas. Foram 26 vítimas fatais e mais de 20 feridos pelos disparos. O atirador também foi morto. O boletim foi apresentado por Poliana Abritta entre a rodada do Brasileirão e o Domingão do Faustão, contando com a participação do repórter Fábio Turci de Nova York.

21/11
Globo: Tribunal Regional Federal determina a volta de Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio, e mais dois deputados estaduais à prisão. A decisão unânime dos desembargadores reverteu uma votação do legislativo fluminense que havia soltado os parlamentares dias antes. O boletim foi apresentado por Sandra Annenberg, com a participação do repórter Carlos de Lannoy. Nas etapas anteriores da operação Cadeia Velha, as intervenções foram feitas apenas localmente, o que se repetiu ao longo da tarde, sob o comando de Ana Luiza Guimarães, para mostrar os deputados se entregando e chegando ao presídio.

22/11
Globo: Anthony e Rosinha Garotinho, ex-governadores do RJ, são presos pela Polícia Federal. A intervenção de Dony de Nuccio ocorreu durante o Mais Você. Durante a programação local do Rio, Mariana Gross apresentou outros boletins.

22/12
Globo: Deputado federal Paulo Maluf chega ao aeroporto de Brasília em voo da Polícia Federal para ser levado ao Instituto Médico Legal e posteriormente ao presídio da Papuda. Ele iniciava o cumprimento da condenação por lavagem de dinheiro. O boletim do JN apresentado por Renata Vasconcellos contou com o link do repórter Vladimir Netto.

28/12
Globo: Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, suspende pontos do decreto do presidente Michel Temer que ampliavam benefícios do indulto natalino, abrandando regras para o perdão de condenados por diversos crimes, incluindo os de corrupção e lavagem de dinheiro. O boletim foi apresentado por Heraldo Pereira, com a participação da repórter Camila Bomfim.

*e boletins jornalísticos extra, mesmo que sem a vinheta 

Um comentário:

  1. Mas muitas dessas notícias também fui dada pela Record nos jornais da emissora sem a precisão de plantões. Durante o Balanço Geral (prisão de Geddel) e o Cidade Alerta (no terremoto), por exemplo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)