quinta-feira, 28 de março de 2013

O recursos da repetição e recursos da substituição

A paráfrase, o paralelismo e a própria repetição são tidos como os recursos de repetição.

Na paráfrase, se repete o que já foi dito antes com o objetivo da explicação ficar mais clara, porém sem perder o sentido da fala original.

Já o paralelismo é mais utilizado para tornar os textos harmônicos, permitindo ligações que o tornem coeso. Esse recurso melhora a qualidade da leitura e permite uma identificação da ideia central expressa de maneira mais intuitiva, já que todo o texto se encontra conectado.

Na repetição propriamente dita, assim como é indicado pelo próprio nome, existe o ressurgimento de palavras que já foram abordadas no texto em um momento anterior. Além de localizar melhor o leitor, esse recurso ainda pode ser utilizado para enfatizar certos pontos e evidenciar ideias contrastantes.

Mas nem sempre é necessário repetir as palavras ao pé da letra, já que existem os recursos da substituição, como a substituição gramatical, em que podem ser usar pronomes como modo de referenciar pessoas.

Por sua vez, a substituição lexical promove a coesão do texto através da substituição de uma palavra por outro que lhe tenha equivalência lexical. É o que acontece quando se usa “rei do futebol” para se falar sobre o Pelé, por exemplo.

Na retomada por elipse, uma das chamadas figuras de linguagem, se omite algo que já tenha sido citado anteriormente no próprio texto, mas que pode ter a ideia recuperada facilmente através de determinadas marcas.

RESUMO: Recursos da repetição e recursos da substituição são alguns dos que colaboram para construção de textos mais coesos. De modo geral, todos facilitam a leitura dos textos, as tornando uma experiência mais agradável para o leitor.

Um comentário:

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)