terça-feira, 19 de março de 2013

O primeiro julgamento transmitido ao vivo no Brasil

A transmissão ao vivo do julgamento de Mizael Bispo, então acusado pela morte da advogada Mércia Nakashima, pode ter sido um divisor de águas no meio jurídico brasileiro. Liberada por defensores e acusadores e avalizada pelo juiz, a exibição direta de boa parte dos momentos no tribunal do júri conseguiu integrar a opinião pública de maneira direta ao que acontecia no tribunal.

Pela internet, G1, R7 e até mesmo o site do SBT abriram páginas especiais para transmissão realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Na TV, a Record News abriu mão de boa parte da sua programação para exibir a cobertura, que chegava a ultrapassar a marca de 10 horas por dia e conseguiu picos elevadíssimos para seu padrão habitual. Durante toda a semana, programas como o Brasil Urgente e o Cidade Alerta repercutiram os principais destaques acontecidos no fórum e até mesmo o Jornal Nacional dava ao tema o maior destaque de suas edições depois da cobertura da sucessão papal.

Para divulgação da sentença, a Record optou por fazer uma transmissão direta a partir do Hoje em Dia, passando por Balanço Geral SP, Programa da Tarde e culminando no Cidade Alerta. Os índices de audiência corresponderam ao esforço. A emissora liderou durante boa parte do tempo (5 horas entre 7h e 17h42 - momento em que a sentença foi lida) e obteve sua melhor média diária do ano. Só não foi melhor pela esperteza da Globo em cancelar a exibição de Malhação para São Paulo e exibir uma edição especial do Globo Notícia, sob o comando de Christiane Pelajo. A Band também transmitiu a íntegra da condenação de Mizael ao vivo, enquanto o SBT optou por exibir apenas um rápido boletim.

Mizael foi condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato de sua ex-namorada. A condenação pela autoria do crime veio do júri de forma unânime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)