sábado, 7 de setembro de 2013

Um 7 de Setembro diferente

7 de Setembro é o Dia da Pátria. É quando lembramos que Dom Pedro I gritou "Independência ou morte!" nas margens do Ipiranga. É quando todas as capitais tem desfiles militares em suas principais ruas. Mas 1822 e 2013 guardam boas diferenças. Agora somos uma República. Uma democracia pulsante. E que desde Junho resolveu tomar as ruas. Por isso, não podemos dizer nem que todas as capitais viram as Forças Armadas desfilando, já que Maceió cancelou sua parada após a invasão do percurso por manifestantes.


Em Brasília, a situação foi controlada e a presidente Dilma pode ter o seu primeiro compromisso depois da reunião do G20 sem maiores incidentes, porém a capital federal ainda viveu momentos de tensão durante a tarde, enquanto o Brasil goleava a Austrália por 6x0 em um Mané Garrincha vazio.

Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Natal, dentre outras, também viram manifestações, ainda que reduzidas. A governadora até preferiu cancelar sua aparição na capital potiguar. Na fluminense, quase 100 detidos e a paulista teve o acessado do público ao Anhembi liberado somente após um esquema rígido de segurança. Curiosamente, um grupo chamado de Grito dos Excluídos já realizava protestos no 7/9 há anos, porém reunindo poucas pessoas e consequentemente chamando menos atenção da mídia.


E as principais redes de televisão se empenharam na cobertura. Inicialmente com a vinheta própria da data, a Globo colocou Carlos Tramontina no ar desde cedo em boletins ancorados do estúdio paulista do Globo Notícia. Uma das interrupções durou mais de 30 minutos, sendo sucedida por outras mais rápidas, essas já com a vinheta do Globo Notícia. Além de uma edição praticamente especial do Jornal Hoje sob o comando de Zileide Silva e uma interrupção direto com os repórteres Vladimir Netto e Poliana Abritta durante o Praça TV 1, Ana Paula Araújo surgiu chamando links de Gioconda Brasil e Veruska Donato ao longo de toda a tarde, inclusive antes, no intervalo e depois do amistoso da Seleção. As chamadas do Jornal Nacional também funcionaram em um esquema diferente, contando com entradas direto das cidades em que o clima ainda era mais tenso. E o JN do dia ganhou a famosa data na escalada.

Na Record, além do esticamento do Fala Brasil, William Travassos entrou por telefone narrando imagens aéreas da confusão formada no Rio de Janeiro durante o Esporte Fantástico.

Dentre os canais de notícias, a Record News se baseou em reprises da Record até o final da tarde e a Globo News seguiu ao vivo durante diversos momentos do dia, alternando os protestos com a cobertura da escolha de Tóquio como cidade olímpica de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)