Heródoto saiu da TV Cultura em 2011, mas a foto é legal, vai
Globo.com e R7 travam uma verdadeira batalha pelo posto de segundo portal de conteúdo mais acessado do país (ambos perdem para o UOL. Na briga geral, eles duelam pelo quinto lugar, atrás também de Google, Facebook e sites Microsoft, como o Hotmail), mas a vantagem alcançada pelo portal da Record nos rankings mais recentes parece ter aberto relaxamento suficiente para que uma propaganda involuntária (?) do site de notícias da concorrente fosse ao ar no braço de notícias do canal da Barra Funda, a Record News.
Nessa quarta, enquanto Heródoto Barbeiro chamava uma matéria sobre os técnicos revelados durante a Copa do Brasil, a bola já rolava na Vila Capanema. E parte da chamada foi ilustrada com uma imagem "ao vivo" da página inicial do G1, que destacava a decisão do torneio entre Flamengo e Atlético-PR, até então empatando por 0 a 0. O logo não fica claro, mas é possível que qualquer internauta associe a imagem de forma quase intuitiva, já que a cor vermelha é uma marca do layout do site global há anos. Frisando a imagem, é possível notar mais atentamente que surge o logo do Jornal Nacional e ainda são visíveis citações ao RJTV e Jornal Vanguarda.
Resta saber se foi pura bobeada ou uma opção editorial mesmo, o que seria louvável. Melhor abrir espaço para mostrar bons serviços da concorrência do que fingir que ela não existe. Talvez, o R7, portal em que o JR News é até transmitido ao vivo e que tem fortes tendências paulistas, estivesse preferindo manchetar na ocasião a semifinal da Copa Sulamericana ao invés da decisão na briga por uma vaga na Taça Libertadores. É possível.
Detalhe que no congelamento da imagem também é notável a presença do portal da Folha dentre os favoritos. Assim como já fez diversas vezes com a Globo, a Record também já atacou o jornal, apesar de adotar recentemente uma certa trégua em seus VTs mais incisivos.
Vale constar que a maioria desses detalhes provavelmente passou de forma imperceptível pelo público que assistia ao JR News no momento (e que não costuma passar da casa dos décimos na Grande São Paulo).
Outro lado
Em desvantagem inédita no duelo virtual, a Globo certamente não permitiria um espaço desses, por mais que fosse em algum de seus canais fechados, por exemplo. Segundo o colunista Léo Dias, os artistas globais estão proibidos de falar com o concorrente (deduz-se que até mesmo para divulgação de programas da grade da emissora).
Em campo
Após o encerramento do JR News, Marcelo e Amaral fizeram golaços para os times paranaense e carioca, respectivamente. Com o empate em 1x1, o Flamengo larga em vantagem para o jogo de volta que acontece dentro de 1 semana no Maracanã. A partida foi transmitida em TV aberta por Globo e Band para todo o país (apenas a Globo SP exibiu São Paulo 1 x 3 Ponte Preta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)