terça-feira, 12 de março de 2013

Com Patrícia Poeta no Vaticano, Globo se arma para cobertura do conclave

Nenhum conclave é igual ao outro, dizem os mais renomados especialistas em Vaticano (além da Ilze Scamparini). Em meio aos inúmeros pontos diferentes, esse conclave trouxe uma clara vantagem para a imprensa, que pode começar a preparar os detalhes da cobertura com cerca de 1 mês de antecedência. Tal "folga" permitiu até que a Globo elaborasse uma chamada sobre a sucessão de Bento XVI.

Entre os principais destaques globais, está o envio de Patrícia Poeta para ancorar o Jornal Nacional direto do Vaticano. Ela se junta ao time de repórteres formado por Ilze Scamparini, Marcos Uchôa e Marcos Losekann. Além deles, Globo News, G1 e O Globo possuem correspondentes próprios em Roma.

(Em 2005, Bonner que cobriu a sucessão papal in loco. Inclusive, ele embarcou antes mesmo do anúncio da morte de João Paulo II, apesar de ter surgido no ar apenas depois da confirmação do fato pelo Vaticano). 


Poeta já apresentou o JN da Itália desde essa segunda, repetindo o esquema adotado por William Bonner na cobertura das eleições americanas de 2012. A expectativa é que ela continue no menor país do planeta pelo menos até o fim da semana e cada vez com mais tempo na edição do principal telejornal do Brasil.

Aliás, chamou atenção a desenvoltura de William Bonner sozinho na bancada. Não que isso seja alguma novidade para ele, mas o apresentador emendou as variadas notícias de forma agradável e até mais ágil do que habitualmente.

Prova do interesse da Globo na cobertura do conclave é que a grade da emissora foi modificada nos estados que não seguem o horário de Brasília para que todos acompanhem os boletins ao vivo durante a programação.

Além da emissora líder, apenas o SBT deu um destaque especial ao conclave nessa véspera, com uma edição especial e caprichada do SBT Repórter sobre o tema.

Record e Band preferiram focar suas programações no início do julgamento de Mizael Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)