segunda-feira, 11 de março de 2013

Resenha crítica: O que é cultura?

SANTOS, José Luiz. O que é cultura? São Paulo: Editora Brasiliense

A multiplicidade de culturas existente em nosso mundo é destacada pelo autor José Luiz dos Santos em “O que é cultura?”. O escritor estrutura a obra com diversas referências históricas que corroboram sua ideia sobre cultura.

Ao iniciar sua obra mostrando os diversos significados de cultura na sociedade atual, José Luiz já desperta a mente do leitor para analisar qual deles pode se encaixar melhor no contexto da obra.

É notável a tentativa de evidenciar como a cultura é mutável devido ao tempo ou até mesmo ao lugar em que é aplicada. A cultura européia mudou da Idade Média para a atualidade. E a cultura brasileira atual difere do modelo praticado agora pelos europeus, mesmo com o mundo cada vez mais globalizado, por exemplo.

O amplo leque do que pode ser considerado cultura também é destacado. Afinal, um dos feitos da cultura é justamente tentar se sobrepor a qualquer limitação.

Antropólogo e cientista social, o autor se mostra admirador das análises de Raymond Williams (1921 – 1988), chegando até mesmo a considerar como pertinentes diversas citações ao galês. Tais citações podem ser encaradas como formas de ampliar o olhar histórico sobre a evolução da cultura, algo buscado desde o início da obra, quando a concepção inicial de cultura no período medieval como a criação de animais ou o exercício de atividades agrícolas é destacado.

Citando o marxista Edward Thompson (1924 – 1993), também entram em evidência as diferenças culturais entre classes sociais. A frase “o ser social determina a consciência social” é escolhida para revelar que as relações pessoais podem alterar ideias tidas como da coletividade. O permanente movimento da cultura é possível justamente por isso.

Sendo assim, é possível concluir que o principal objetivo da publicação é mostrar ao leitor como a cultura vai muito além de um conceito estático, podendo variar pelas mais diversas razões. Dos amplos significados inicialmente citados até o encerramento destacando o movimento Nova Esquerda, a estruturação do texto tende a mostrar a tal multiplicidade de culturas, citada já no início da resenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)