quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam: Televisão


O mundo voltou seus olhos para chaminé instalada no topo da Capela Sistina. Para os brasileiros, não falaram meios para que se observasse a expectativa que cercava o anúncio do sucessor de Bento XVI, principalmente pelo então favoritismo de Dom Odilo Scherer.

Globo News e Record News já estavam ligadas desde cedo, dividindo a tela de suas respectivas transmissões do Estúdio i e do julgamento de Mizael Bispo com as imagens ao vivo de Roma. Assim que a fumaça começou a sair, o que acontecia no Vaticano passou a ser o foco absoluto. Das grandes emissoras, a Record, única que estava com programação ao vivo própria no momento, foi a primeira a exibir a confirmação da escolha do novo papa. Foi seguida pela Globo, que optou por usar uma vinheta especial, não a tradicional do Plantão. Band, com um cenário virtual especial, e SBT vieram na sequência. A Rede TV foi mais lenta para interromper o A Tarde é Sua, porém estendeu sua cobertura por mais tempo que a maioria das concorrentes. A Globo foi o segundo canal a mais se alongar, reprisando o discurso do papa e preparando eficientemente um resumo sobre a vida do cardeal Bergoglio.

Na Record, Britto Jr, Ticiane Pinheiro e Ana Hickmann contaram com o apoio de Reinaldo Gottino no comando dos longos minutos que separaram a saída da fumaça com o primeiro discurso do papa Francisco.

Na Globo, Sandra Annenberg foi auxiliada por um padre. Curiosamente, o horário do boletim indica que a cobertura teria de ser ancorada pela equipe do Jornal Nacional, mas como eles já teriam de preparar a edição especial da noite, o JH seguiu chefiando a rede, como já havia acontecido com a fumaça negra do dia anterior. Com timing oriundo da transmissão da escolha de Joseph Ratzinger em 2005, Sandra se mostrou segura e elevou a audiência da Globo entre 15h07 e 16h47.

SBT e Band apostaram em nomes mais conhecidos pelas coberturas policiais, mas com inegável jogo de cintura para coberturas ao vivo, respectivamente, Roberto Cabrini e José Luiz Datena.

Em linhas gerais, todas conseguiram levar suas transmissões por mais de 1 hora sem grandes gafes. Os momentos mais curiosos que podem ser destacados são a confusão inicial de Maria Beltrão com a cor da fumaça e a torcida empolgante de Datena por um papa brasileiro, além da pressa do canal por já ter compromisso ao vivo com a transmissão de partida da Liga dos Campeões da Europa.


Durante a noite, todos os principais telejornais tiveram participação dos correspondentes através links do Vaticano, sendo o Jornal Nacional ancorado por Patrícia Poeta diretamente do menor país do mundo e usando sua trilha de dias históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)