segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A retrospectiva das retrospectivas 2013

Todo mundo faz as suas retrospectivas no final do ano. Sejam pessoais, profissionais, de grandes emissoras de TV ou de blogs, relembrar o que se passou nos mais recentes 365 dias é um exercício interessante. E praticado também pelas maiores redes sociais do planeta.


Caso do Twitter, que disponibilizou novamente uma página especial para relembrar o ano. Com uma lista de tópicos elaborados mês a mês, o site cita os protestos brasileiros em Junho, a Jornada Mundial da Juventude em Julho, o Rock in Rio e a conversa entre Dilma Rousseff e sua fake Dilma Bolada em Setembro, assim como o sorteio da Copa em Dezembro dentre os fatos mais relevantes do planeta em 2013.

No esporte, as conquistas de Cruzeiro na série A e Palmeiras na série B do Brasileirão, da Copa do Brasil pelo Flamengo e da Taça Libertadores pelo Atlético-MG estão em foco ao lado de competições como a Champions League.

O site mostrou ainda os dois tweets mais republicados no ano. Ambos representam luto pela morte de jovens astros americanos. Com 2 mil RTs a mais (396,000 x 394,000), o topo ficou com a publicação de Lea Michele, colega de elenco e namorada de Cory Monteith, estrela da série Glee que morreu por overdose.


No caso da despedida de Paul Walker, destaque na saga Velozes e Furiosos, o principal post veio da própria conta oficial do ator na web.


Para o Facebook, há somente um tema em comum entre os internautas brasileiros e os de todo o mundo: o papa Francisco.


A rede de Zuckerberg divulgou ainda quais os locais em que seus usuários fazem mais check-ins. Liderança nacional do Parque do Ibirapuera e global da Disneylândia.


O vídeo de retrospectiva destaca temas marcantes como o atentado na maratona de Boston e o supertufão nas Filipinas, mas não deixa de abrir espaço para uma versão (diferente) do Harlem Shake. 



Ficou mais caprichado que o do Google, que tentou resumir muito o ano e acabou deixando eventos marcantes de fora do seu resumo...



O gigante divulgou também sua tradicional lista de assuntos mais pesquisados. Dentre os famosos, 2 jovens músicos brasileiros foram as principais celebridades buscadas. Ambos morreram tragicamente em 2013. MC Daleste por um tiro e Chorão por overdose.

Nos grandes momentos, a tragédia de Santa Maria contrasta ao dividir o pódio com o Carnaval e o Rock in Rio. Para o esporte, o grande evento foi a Copa das Confederações, mas a equipe mais buscada foi a também mais popular do país: do Flamengo. Já a popularidade musical teve o Harlem Shake no topo dentre as gringas e o Show das Poderosas de Anitta liderando dentre as nacionais. Seguindo a mesma linha, o BBB13 foi o programa de TV brazuca mais pesquisado. Dos exportados, a liderança foi da série Revenge.

Braço de vídeos do Google, o YouTube preferiu perguntar não o que a raposa diz, mas sim o que 2013 nos falou.



E o Instagram revelou que o local mais fotografado de 2013 foi um shopping na Tailândia. Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as cidades que mais renderam imagens para rede.

Na TV, um ano tão rico teve retrospectivas decepcionantes. Na Globo, Glória Maria e Sérgio Chapelin se saíram tão bem quanto sempre, mas a edição fraca e a evidente divisão dos temas em blocos (natureza, EUA, América Latina...) não empolgou. Talvez tivesse sido mais esperta a utilização do esquema das chamadas, que tiveram depoimentos de jornalistas relacionados aos fatos retratados.

Conquista da Copa das Confederações foi destaque na Globo

A Record mais uma vez só cumpriu tabela com seu TOP 30. Mais raso do que um pires, o formato simplesmente junta todos os destaques numa ordem aleatória. Nada eletrizante para o telespectador.

A surpresa fica por conta do SBT, que substituiu Rodolpho Gamberini por Roberto Cabrini, mas manteve o bom ritmo de edição do seu especial. Praticamente completo. Só pecou por forçar a barra para incluir trechos do Conexão Repórter, programa comandado pelo próprio Cabrini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)