segunda-feira, 4 de março de 2013

Agenda Setting: Como a mídia influencia o público

É visível o grande poder que a mídia exerce sobre o público, como fica evidenciado em várias teorias e em situações corriqueiras do nosso cotidiano. Afinal, quem não emitiu sua opinião sobre o julgamento do goleiro Bruno, mesmo que apenas para pessoas próximas? E nas vésperas de uma convocação da Seleção Brasileira para Copa do Mundo, qual de nós também não desperta seu lado técnico? Claro que pode haver exceções, mas a quantidade mínima delas apenas referenda a regra.


É notável que os dois eventos citados como exemplos tenham uma marcação prévia. Isso demonstra um dos maiores poderes da mídia, o de impor sua agenda para nosso cotidiano. São várias as situações claras disso. Na manhã do Casamento Real, o número de televisores ligados disparou em 48% na comparação com a manhã da sexta-feira anterior. Ou seja, muitas pessoas provavelmente adiaram compromissos para acompanharem uma cerimônia que não teve interferência direta em suas vidas. Vale constar que todas as grandes redes de TV transmitiram a boda e muitas delas fizeram reportagens especiais durante os dias anteriores com os preparativos para o enlace. No caso da Globo, emissora líder de audiência no Brasil e que também ocupou o primeiro lugar durante a união de William e Kate, até o Globo Repórter anterior ao casamento havia trocado suas rotineiras pautas sobre saúde e meio-ambiente para tratar do momento marcante da realeza.

Outro efeito que a mídia exerce sobre os indivíduos é gerar pânico. Em 2006, quando São Paulo vivia a onda de ataques do Primeiro Comando da Capital contra alvos civis, vários boatos sobre supostos toques de recolher repercutidos pela imprensa deixaram o clima de insegurança da cidade ainda maior do que de fato era. Já em 2008, meses após o assassinato de Isabella Nardoni pelo pai e pela madrasta, existem relatos de crianças que ficaram com medo de seus pais sem motivos reais para isso. 

A citação de eventos recentes mostra que a chamada grande mídia segue com um enorme poder, mesmo em tempo de redes sociais, quando a informação é disseminada de forma mais livre e direta. 

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