segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sem Pan, Globo faz maior cobertura da história da Copa América

@lucasfelix

Não é difícil se ter a sensação de estar em épocas diferentes assistindos aos programas esportivos da Globo e da Record. A grade global se volta com grande atenção para Copa América enquanto a da Barra Funda tem seu foco na cobertura do Pan de Guadalajara (que só começa em outubro) e até mesmo nas Olimpíadas de Londres.

A Copa América inicia para Globo um ciclo de grandes competições esportivas que serão transmitidas nos próximos anos. Na lista estão a Copa das Confederações no Brasil em 2013, A Copa do Mundo no Brasil em 2014, a próxima Copa América, também sediada no Brasil, em 2015 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 (Band e Record também transmitem o evento). Ao todo, são 5 equipes globais que vão acompanhar o evento sediado na Argentina. 3 para acompanhar a Seleção Brasileira, 1 para acompanhar o time local e outra para mostrar a cultura do país sede.

Nessa semana, todos os telejornais da emissora trazem séries especiais sobre o evento. O Bom Dia Brasil faz uma visita por todos os países participantes, o Jornal Hoje observa as principais curiosidades, o Jornal Nacional a história da competição e o Jornal da Globo os craques que estarão na disputa. Além dos telejornais, a cobertura se estende durante o Globo Esporte e o Esporte Espetacular.

http://www.ca2011.com/media/galeria/alta/37091920115204.jpg 
Estádio Monumental será palco da final da Copa América

Na TV aberta, a Globo irá transmitir apenas os jogos da Seleção Brasileira. A equipe enviada para Argentina é composta por Galvão Bueno, Walter Casagrande, Arnaldo Cézar Coelho, Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, Renato Ribeiro, Ivan Moré. Delis Ortiz, que já é correspondente global na Argentina, também integra a equipe.

O tratamento de luxo que está sendo recebido pela Copa América mostra a mudança de postura da Globo após ter perdido os Pans de Guadalajara e Toronto e as Olimpíadas de Vancouver (inverno) e Londres (verão) para Record. Além do torneio continental, a Liga dos Campeões da Europa é um bom exemplo dessa nova postura da maior rede do país. Antes ignorada, a liga de times da Europa passou a ter um status de extrema importância após mudar de emissora.

A Copa América 2011 começa na próxima sexta com o duelo Argentina x Bolívia, mas a Globo só começa a transmitir jogos ao vivo no domingo com Brasil x Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)