domingo, 6 de outubro de 2013

Não choveu criatividade

Nem aos roteiristas de Tá Chovendo Hambúrguer 2 nem ao blogueiro que pensou nesse título. Mas a diferença entre as contas bancárias deles é de alguns milhões, então ignoremos isso e foquemos na análise da continuação de uma das mais recentes franquias infantis bem sucedidas em Hollywood.


Se o primeiro filme foi uma "zebra" ao bombar mais do que o esperado em bilheterias de todo o mundo, o segundo já chegou cercado de mais expectativa. E não chegou a decepcionar, porém ficou aquém do potencial. Ele impressiona mais pelo visual do que pela história. As cenas de fuga dos protagonistas de uma aranha gigante em forma de hambúrguer são mais sedutoras do que o fio condutor que causou aquela fuga, por exemplo.

Um dos erros mais fatais pode ter sido justamente a forçação de piadas mais adultas. O longa inicial era extremamente infantil sim, mas tinha um pouco do seu charme nisso. O novo atira para todos os lados e nem sempre acerta. Fica entre piadas incompreensíveis pelos pequenos e sem graça alguma para os maiores por diversas vezes. Mas isso só é mais reparável quando você reflete após sair da frente da telona. A eletrizante sequência de cenas deixa menos espaço para enrolação do que a primeira franquia. Excluindo-se o flashback inicial, o filme mais mostra diretamente do que explica determinados fatos. 


Outro ponto forte é o maior foco em uma trama central. Os coadjuvantes cumprem o papel deles em menos escala, porém agora bem, sem roubarem muito tempo do que interessa para tramas irrelevantes. É a trama clássica do mocinho contra o vilão, uma espécie de Steve Jobs do mal. E em que ambos marcam muito bem os seus espaços, algumas vezes até mesmo de forma acentuada. 

Entre evoluções e involuções, Nublado com Possibilidade de Almôndegas (tradução livre do título em Inglês) consegue divertir bem durante a sua exibição de encher os olhos com uma bem trabalhada overdose de cores. Ou seja, o necessário para uma animação dizer que cumpriu seu papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)