domingo, 21 de julho de 2013

Visita do papa ao Brasil mobiliza principais emissoras de TV

A primeira visita oficial do primeiro papa latino da história será ao Brasil. A renúncia de Bento XVI e a consequente eleição de Francisco ampliaram ainda mais os planos das principais emissoras para cobertura da Jornada Mundial da Juventude, que deve reunir milhões de peregrinos no Rio de Janeiro.



Como tradicionalmente ocorre em eventos católicos, a Globo já vem fazendo uma ampla cobertura da chegada dos primeiros turistas e dos últimos passos do papa antes mesmo da viagem. Enquanto ele estiver em solo brasileiro, o canal terá boletins a todo momento em sua programação. Na verdade, até antes. A grade oficial também programa a exibição do embarque de Francisco em Roma. A repórter Ilze Scamparini também virá no voo. O avião papal terá ainda as representações de Márcio Campos para Band, Patrícia Zorzan para Band e Guilherme Aquino para o SBT. A Record não terá representantes, mas promete cobrir a visita dentro dos seus jornalísticos.

O canal também não deslocará seus apresentadores, enquanto a Globo irá tirar da bancada apresentadores de boa parte de seus telejornais. No caso dos locais de RJ e SP, eles excepcionalmente terão transmissão para todo o estado. Segue a lista dos apresentadores deslocados e seus respectivos telejornais de origem:

Em março, Patrícia Poeta já havia sido deslocada 
da bancada do JN por causa do conclave

Rodrigo Bocardi - Bom Dia São Paulo
César Tralli - SPTV 1
Ana Paula Araújo - RJTV 1
Ana Luiza Guimarães - RJTV 2
Evaristo Costa - Jornal Hoje
Patrícia Poeta - Jornal Nacional

Obviamente, a equipe mobilizada vai muito além desses 6 profissionais. Muito além mesmo. Estima-se em 1000 o número de envolvidos, já que a Globo é a principal coordenadora do pool de imagens que será gerado para todas as emissoras.

O canal da família Marinho prevê diversas mudanças em sua programação. Na segunda, para exibição a partir das 16h da recepção carioca ao papa, que agora inclui também um desfile em carro aberto por uma região recentemente atingida por protestos antes dos cumprimentos formais da presidente Dilma Rousseff, Casa Cheia está programada para começar apenas às 18h, assim atrasando também Flor do Caribe, Praça TV 2 e Sangue Bom. Cortes nas novelas e nos breaks garantem o início do JN em seu horário habitual.

Na quarta, o destaque dos flashes que serão comandados em boa parte por Renata Vasconcellos é o deslocamento de Francisco do RJ até Aparecida-SP. Já o dia seguinte reserva compromissos papais novamente em solo carioca, com o Praça TV 1 começando somente depois da exibição da visita do papa à comunidade de Manguinhos. No final da tarde, o canal ainda exibe o desfile do papamóvel pela orla de Copacabana.

Os boletins da hora do almoço da sexta serão dedicados ao Ângelus, enquanto os do fim de tarde cancelam Flor do Caribe, antecipam a exibição de Casa Cheia e voltam a atrasar Praça TV 2 e Sangue Bom.

O canal criou até mesmo uma vinheta especial para interromper a grade sem seu tradicional Plantão. Vinheta que ficou devendo se comparada com a bela produção feita pela TV Aparecida, que assim como Canção Nova e Rede Vida, dedicará praticamente a totalidade de sua grade aos desdobramentos da JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)