sábado, 20 de outubro de 2012

Clima de final de Copa do Mundo

História de Nina...

Um dos maiores chavões usados quando algum evento tem a capacidade de mobilizar o Brasil de ponta a ponta é dizer que houve clima de final de Copa do Mundo. Mas ele se encaixa perfeitamente no que aconteceu na realidade dessa sexta.

...e Carminha paralisou o país

Em dia de final de Copa do Mundo vemos o trânsito cessas nas grandes cidades, as pessoas soltarem fogos de artifício nos momentos mais emocionantes, bares ficarem amontoados, atividades oficiais serem canceladas para não serem esvaziadas e os telejornais globais fazerem uma grande cobertura sobre o fato, certo? Pois bem, isso tudo acontece durante o final de Avenida Brasil.

Na Globo

A Globo não é muito adepta da prática de se vangloriar pelos seus sucessos, mas resolveu abrir uma exceção para o fenômeno Avenida Brasil. Além dos programas que tradicionalmente falam sobre as produções da casa, como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Vídeo Show, o folhetim das 21h garantiu espaço nos telejornais diários do canal.

Na edição paulista do Globo Esporte, o apresentador Ivan Moré foi congelado, como tradicionalmente eram os personagens da novela ao fim dos capítulos. Em seguida, o Jornal Hoje voltou a abordar o assunto. No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos e Heraldo Pereira chamaram imagens do Globocop sobrevoando as praticamente desertas avenidas Paulista e Atlântica. E a edição terminou com uma despedida diferente: "Boa noite e boa novela!".

Ruas importantes das duas maiores cidades do país estão quase vazias agora.
Heraldo Pereira, na edição de sexta do Jornal Nacional, minutos antes do capítulo final de Avenida Brasil entrar no ar

Divulgados os números que mostraram o final de Avenida Brasil na frente dos índices de suas antecessoras, o Jornal da Globo entrou no ar e dedicou todo o seu primeiro bloco ao assunto. Uma das reportagens mostrou locais inusitados para se acompanhar a novela, mas que mesmo assim se uniram ao Brasil na ansiedade pelo desfecho do folhetim, como uma tribo indígena.

É um fato digno de estudo antropológico.
Arnaldo Jabor, em crônica exibida no Jornal da Globo, comentando o sucesso de Avenida Brasil

Vale lembrar que o Fantástico do domingo passado já havia especulado por um longo tempo sobre o assassino de Max e que o Profissão Repórter de terça pegou carona no título da novela em seu tema. Além disso, a Globo News tinha exibido reportagens mostrando a preparação do sistema elétrico brasileiro para evitar um apagão e o Globo Repórter foi ao ar ao vivo, contando inclusive com link do local em que o elenco se confraternizava.

E se enganou quem imaginou que o "Fim" iria frear a repercussão, que prosseguiu nas edições de sábado do Jornal Hoje e do Jornal Nacional, que mostraram como o Brasil parou. No domingo, Faustão levou 4 atores de Avenida Brasil ao seu palco, enquanto a estreia de Salve Jorge teve apenas uma rápida citação.

O último capítulo da novela Avenida Brasil parou o país.
Renata Vasconcellos, na edição de sábado do Jornal Nacional

Para que o folhetim de Glória Perez não seja ainda mais atrapalhado pela comoção instalada com o desfecho de Avenida Brasil, a Globo baixou uma ordem para que seus programas evitem comentar sobre a trama de João Emanuel Carneiro a partir dessa segunda.

E essa foi a repercussão apenas na rede global. Várias afiliadas levaram ao ar matérias próprias sobre o desfecho de Avenida Brasil em seus telejornais locais. Casos da Globo Rio, TV Bahia, TV Liberal, EPTV, TV Integração, RBS, TV Tribuna, RPC, TV Verdes Mares, Rede Amazônica, InterTV Cabugi, TV Tem, Globo Nordeste, TV Mirante, TV Sergipe, TV Anhaguera e TV Gazeta, dentre outras.

E até o candidato José Serra abordou o "quem matou Max?" no seu programa eleitoral em São Paulo.

Atrações de outras emissoras, como o Pânico na Band e o Saturday Night Live fizeram versões do encerramento do folhetim.

Ao longo de sua exibição, a novela conseguiu outros feitos raros como ser capa das revistas Veja e Época.


Na internet, mais sucesso. A tag #OiOiOiFinal foi o assunto mais comentado do planeta. Oi Oi Oi era a expressão publicada pelos internautas em cada ida para o intervalo da novela, numa referência ao hit da abertura. Outros memes derivados da trama são o "É culpa da Rita" e "Eu quero ver tu me chamar de amendoim", sem contar a multidão de fotos publicadas com o efeito congelado do encerramento dos capítulos.

No mundo


O mundo acompanhou os fatos ocorridos no fictício subúrbio carioca


Com a quinta economia do mundo parada por um tipo de cultura que não é exatamente sucesso em outros continentes, a mídia internacional foi atrás de respostas para o encanto que Avenida Brasil causou nos brasileiros.

Na Argentina, que já havia destacado a trama por causa das mudanças de horários da final da Libertadores e de confrontos entre a nossa Seleção e a dos hermanos, os 2 maiores jornais do país se renderam ao fenômeno. O Clarín falou em "goleada de amor" e o La Nación observou que o Brasil poderia ter sofrido um apagão. O portal Infobae informou o número surpreendente que o capítulo final marcou: 51 pontos.

A repercussão atravessou oceanos e chegou ao diário inglês The Guardian, que destacou a mudança na agenda da presidenta Dilma Rousseff. Ainda na terra da Rainha, a BBC classificou Carminha como uma vilã lendária. O francês Le Figaro constou os recordes quebrados por Avenida Brasil. O assunto virou pauta até mesmo em publicações com foco econômico, como o Financial Times. A Forbes mostrou que a novela tirou o foco de outros temas teoricamente mais relevantes. Washington Post, ABC, Fox News, a versão filipina do Yahoo e a Sky News também se renderam ao boom que veio do Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)