terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A vida em rede

*redação deste autor do Enem 2011

É visível a fantástica linha ascendente que a internet vem traçando ao redor do mundo. De recurso militar secreto, hoje ela se tornou parte do nosso cotidiano. Porém também há o lado negativo disso. Os erros do dia a dia estão sendo levados para as telas. O "Big Brother" que enfrentamos vai muito além das câmeras de segurança. Também somos monitorados em tweets, curtidas, buscas, posts...

Esquemas milionários de correupção, agendamento de brigas entre torcedores e redes internacionais de pedofilia podem ser desmascarados em poucos cliques. Mas o cidadão comum, aquele que usa a internet legalmente para tralahar e se divertir, acaba sendo envolvido diretamente nessa teia, tendo cada vez menos privacidade.

Fica clara a necessidade de bom senso por parte das autoridades. É preciso que o tênue limite entre o social e o pessoal também seja respeitado nesse novo território. Óbvio que a Polícia não deve abrir mão dessa ferramente em investigações importantes, mas a individualidade dos usuários tem de ser preservada. Com algum cuidado, é possível encontrar o equilíbrio. Só não podemos permitir que o Governo saiba de todos os nossos passos. Afinal, a vida real é um show de realidade, mas não um reality-show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)