sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

2011 em retrospectiva: O ano em hashtags

Na sua saga para relembrar tudo que ocorreu ao longo de 2011, o Território lança hoje uma nova categoria. Iremos recordar o ano em hashtags (para quem não usa o Twitter, hashtags são as #nomedoassuntocomentado do Twitter. Esse tipo de demarcação é bastante utilizado no microblog para facilitar a busca por conteúdo).

Os primeiros dados disponíveis de 2011 de acordo com TweetStats são os de Março. Mês em que os #melhoresdoano de 2010 dominaram por causa da premiação realizada pelo Domingão do Faustão. Outros destaques foram a excelente #tititi e o #bbb11. O reality também foi representado por expressões como #ficadiana, #ficatatula, #forarodrigona e #foramaumau.

Do BBB, pulamos direto para #afazenda. Mês de férias para este poster, Julho foi época de se postar muito. De torcer pelo Brasil no futebol, com a #copasub17 e a #copaamérica. E também na #ligamundial de vôlei. Por falar em esporte, o #sorteiodacopa, mesmo sem envolver diretamente nossa Seleção, também arrastou uma série de tweets. Pulando das feras dos campos e das quadras, vamos para as belas das passarelas. Tivemos o #missbrasil. Meses depois, em setembro, foi a vez do #missuniverso. Bem pertinho desse evento que teve transmissão da Band, várias outras coisas agitaram a TV. A reta final de #afazenda e de #cordelencantado, os shows do #rockinrio e do #prêmiomultishow e as estreias do #projetofashion e do #ummilhãonamesa.

Ufa! Depois disso tudo, eis que finalmente 2011 segue #afazenda e #cordelencantando e também entra em reta final. E com muita emoção em #acasaanahickmann e com a consagração de Joana Machado na #fazendafinal. Sim, tivemos #joanacampeã. Também tivemos o Pernalonga brilhando no #cinefamília, a Rede TV comovendo com o #direitodeviver e o #flamengo5x1cruzeiro empolgando os rubro-negros. O futebol também rendeu indiretamente com a #musadobrasileirão. E outro esporte ganhou o Brasil: O #ufc.

Claro que os fatos mais recentes acabam tendo peso maior em um post desse tipo. Então, vamos para dezembro. Nos despedimos de #amulherinvisível e de Fátima Bernardes na bancada do #jn :( E ganhamos o #cantesepuder e o #robertojustusmais. #ge, #jh, #de, #jr e #rebelde, sempre presentes, também merecem menção. Também tivemos espaço para música com a folia do #carnatal e as saudades que fizeram o pedido #voltarouge ser lido por todo o mundo. E em clima de festas, o amigo secreto do #hojeemdia também se destacou.

Já que o conteúdo dos parágrafos anteriores ficou bem confuso, vamos organizar alguns rankings? (todo o conteúdo abaixo se refere ao acumulado do ano)

AS 20 HASHTAGS MAIS UTILIZADAS

1° - #pan2011
A maior competição poliesportiva das Américas. Além da torcida pelos atletas brasileiros, também aconteceu o ineditismo do evento ter transmissão exclusiva pela Record.

2° - #afazenda
Reality show rural da Record. Pesou a favor dessa boa colocação a vitória de Joana Machado.

3° - #sbt30anos
Programa exibido em diversos sábados pela emissora relembrava atrações históricas ao longo dos 30 anos do canal.

4° - #jn
Sempre apareceu na lista, mas disparou por causa da substituição de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta na bancada.

5° - #acasadaanahickmann
Competição exibida dentro do Tudo é Possível (Record). Com provas radicais e muita intriga entre as participantes, pode ser considerado a melhor surpresa do gênero no ano.

6° - #missuniverso
Evento transmitido pela Band. A escolha da mulher mais bela do mundo foi feita pela primeira vez no Brasil, mas não deu para nossa Priscila Machado passar do 3° lugar.

7° - #rebelde
Adaptação de trama mexicana já exibida pelo SBT, novela teen da Record se tornou figura quase diária nos Trending Topics.

8° - #rockinrio
O maior festival de música do planeta retornou para a cidade que o batiza. Shakira, Katy Perry, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo foram algumas das apresentações. Na TV, foi ao ar por Multishow e Globo (em forma de VTs).

9° - #sorteiodacopa
O Brasil já respira o clima da Copa 2014 e até mesmo o sorteio das chaves de eliminatórias que não vão ter a participação do país tomam uma relevância gigante. Os comentários de Galvão Bueno na Globo também contribuíram para esse destaque ao evento.

10° - #fantástico
Assim como o #jn, sempre apareceu na lista, mas disparou por causa da substituição de Patrícia Poeta por Renata Ceribelli no comando da atração. O quadro Medida Certa também foi um dos que impulsionaram o "show da vida".

11° - #jr
12° - #joanacampeã
13° - #jh
14° - #casamentoreal
15° -#carnatal
16° - #voltarouge
17° - #ufc
18° - #cordelencantado
19° - #cinefamília
20° - #centraldacopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)