terça-feira, 27 de dezembro de 2011

2011 em retrospectiva: As vitórias (e derrotas) do esporte

Hora de ver o que marcou os campos, quadras, piscinas, pistas ao longo de 2011... Sim, é hora da retrospectiva esportiva.

http://i.usatoday.net/sports/_photos/2011/12/14/Hope-Solo-dances-back-onto-soccer-field-ESN9GQM-x-large.jpg 
Hope Solo: Jogadora dos EUA e bela revelação do Mundial feminino

E começamos falando de Copa do Mundo. As meninas do Brasil não devem ter recordações excelentes dessa competição. Seja no futebol, no vôlei ou no handebol. Respectivamente, sofremos uma eliminação precoce nas quartas de final. Derrota nos pênaltis para as americanas, que depois seriam as vice-campeãs. O título ficou para as japonesas. As campeãs olímpicas do vôlei também decepcionaram. Com vários apagões, o time não passou do 5° lugar e vai ter que disputar uma vaga em Londres pelo SulAmericano. Outro 5° lugar, mas com sabor bem melhor, veio para o handebol. Venceram adversárias tradicionais como a França e cravaram a melhor colocação do Brasil na história da competição.

http://blogs.roanoke.com/aaronmcfarling/files/2011/10/hope-solo.jpg 
O próximo parágrafo não fala nada sobre a Hope, mas ela merece aparecer de novo

Voltando ao futebol, também tivemos as edições sub-17 e sub-20. Em ordem, fomos 4° lugar e assistimos os mexicanos serem campeões dentro de casa. E conquistamos o título, mesmo sem a presença de estrelas como Neymar e Lucas que participaram apenas da campanha de outro título: o SulAmericano. Com esse bom retrospecto dos comandados de Ney Franco, as expectativas pelo inédito ouro olímpico só crescem.

http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Obras-Arena-Dunas-Foto-Divulgacao_LANIMA20110815_0027_26.jpg 
Ao lado do estádio de São Paulo, o potiguar
Arena das Dunas é o que tem as obras mais atrasadas

Enquanto as equipes de base vão bem, a Seleção principal só decepcionou. Eliminação precoce diante do Paraguai na Copa América, nenhuma vitória sobre times principais dos adversários tradicionais, mudanças sem lógica na filosofia das convocações... E assim caminhamos rumo a 2014. Aliás, os atrasos das obras para o Mundial também se tornaram
ainda mais destaque em 2011. E tudo indica que deve ser assim até as vésperas da competição. Haja coração!

Além do time de Mano Menezes, o futebol brasileiro acumulou outro fracasso no Mundial de clubes. O humilhante Barcelona 4 x 0 Santos mostrou como já não somos mais o país do futebol. Se estamos superando os europeus no PIB, eles agora nos superam nos gramados. Mas conste-se que mesmo essa goleada épica não apaga os méritos acumulados pelo Santos ao longo do ano. Afinal, o time precisou faturar a Libertadores para garantir a vaga no Mundial.

Falando em Libertadores, a competição promete em 2012 com a presença do próprio Santos, do Vasco (que fez um ótimo ano após o trágico início no Campeonato Carioca. Foi campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileiro mesmo após o AVC do técnico Ricardo Gomes), do Corinthians (o campeão nacional), do Flamengo, do Internacional e do Fluminense.

Para que esse texto não fique ainda mais longo, mudemos completamente dos ares brasileiros para os mexicanos. Afinal, 2011 foi ano de Pan. Um Pan que chamou atenção tanto pelo show dos nossos atletas que fizeram a melhor campanha nacional fora do território brasileiro quanto pelo ineditismo de um grande evento esportivo ter transmissão exclusiva da Record.


Guadalajara nos trouxe outros no vôlei feminino (em campanha marcada pelo acidente com Jaqueline) e masculino. Já no futebol, o fraco time enviado pela CBF fracassou e foi eliminado logo na 1ª fase enquanto o feminino lutou, mas não conseguiu bater as canadenses na final. O handebol masculino também foi prata em uma vingança dos argentinos por nosso ouro no Rio, mas o time feminino conseguiu o título.

As piscinas iniciaram a competição e ajudaram muito o nosso bom desempenho no quadro de medalhas. Destaque para César Cielo (que também brilhou no Mundial de Xangai) e Thiago Pereira.

Ao todo, foram 48 ouros. Somadas pratas e bronzes, o total é de 141.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)