terça-feira, 4 de março de 2014

Briga pelo título do Rio ficará entre Imperatriz e Tijuca

Já virou tradição! O Território de Ideias repete 2012 e 2013 e compartilha seu ranking das melhores escolas que passaram pela Sapucaí, em premiação que já está mais badalada do que o Estandarte de Ouro do jornal O Globo.

Se você clicou nos links com os anos anteriores, reparou que a Vila Isabel foi apontada como a melhor em ambos. Mas a dose não se repetiu em 2014. Bem pelo contrário. A escola veio sem muitas fantasias e integrantes de alguns carros e alas saíram em roupas íntimas pela avenida. Um vexame para atual campeã.

Mas vamos voltar ao primeiro dia de desfiles? Ele foi aberto pela Império da Tijuca, que retornou para elite após anos. E não chegou a decepcionar. Foi correta e deve garantir sua permanência.


Cantando Maricá, a Grande Rio demorou a "pegar". Mas quando pegou, fez a Sapucaí levantar. Com estrelas como Daniela Albuquerque e Juliana Paiva em seu casting, a escola evoluiu muito bem. Muito luxo! Diferentemente da São Clemente, que confundiu simplicidade com pobreza e fez um desfile fraquíssimo.

A Mangueira celebrou as festas do Brasil e até empolgou, mas o desfile ficou marcado mesmo pela correria para cumprir os 82 minutos cravados e a destruição de um carro alegórico ao passar pela torre de TV.

A Salgueiro foi a primeira a fazer a Sapucaí gritar "é campeã!". Se livrando de problemas mais graves que a perseguiam recentemente, o retorno da escola no desfile das campeãs já pode ser considerado praticamente garantido.

A Beija-Flor prometeu que falaria sobre o grande Boni. Mas o que menos se viu no desfile da escola foi ele. O criador do padrão Globo de qualidade saiu vestido de Charles Chaplin, viu alas sobre a criação da imprensa escrita e apenas no finalzinho pode ver sua trajetória mais contextualizada, porém ainda assim de forma confusa.

No segundo dia, a Mocidade Independente repetiu a dose da Império no primeiro: cumpriu tabela para não cair. Situação bem diferente foi a da União da Ilha. A escola que por muitos anos frequentou o grupo de acesso se estabeleceu mesmo como trazedora de constantes bons desfiles. O enredo sobre a infância trouxe muito colorido e foi extremamente bem executado. Memória afetiva ativada sem os detalhes técnicos serem deixados de lado. A não ser o único e preocupante problema quando o telão de uma das alegorias ficou inclinado e pareceu estar prestes a tombar. Por sorte, o desfile foi concluído com ele ainda resistindo.


Depois da já citada Vila Isabel, a Imperatriz também fez a Sapucaí ficar de olho numa provável campeã. A escola deu uma aula para Beija-Flor e mostrou como homenagear uma figura mostrando a sua vida e mesmo assim também dando espaço para criatividade. No reino de Zico, o sambódromo foi tomado por súditos do aniversariante do dia, que levou para festa muitos dos campeões mundiais de 1981. De arrepiar!


Diferentemente da Portela, que finalmente se atualizou mais, porém ainda sem vir com fôlego para quebrar o longo jejum de campeonatos. E falando na briga pelo topo, a Unidos da Tijuca de Paulo Barros acelerou na homenagem ao ídolo Ayrton Senna da Silva! Com mais uma bem sucedida ligação entre a figura central e o mundo que a cerca, fomos brindados mais uma vez com ideias geniais. A briga com a Imperatriz pelo título promete. Abaixo, segue o ranking completo (ao lado, a comparação da posição da escola em 2014 com a do ano passado).

1° Imperatriz Leopoldinense (+9)
2° Unidos da Tijuca (+7)
3° Salgueiro (+2)
4° União da Ilha (0)
5° Mangueira (+3)
6° Grande Rio (-4)
7° Portela (+4)
8° Beija-Flor (-1)
9° Mocidade (-7)
10° Império da Tijuca 
11° São Clemente (-5)
12° Vila Isabel (-11)

4 comentários:

  1. Matéria muito bem estruturada, Acho que a briga ficará assim mesmo.

    A Vila Isabel estava bem criativa e tinha chances de cravar o título, mas a falta das fantasias atrapalhou.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ;)

    E a Vila realmente foi prejudicada demais pelo problema, mas acho que Tijuca e Imperatriz ainda se sobressairiam e impediriam a busca pelo bi mesmo que ela viesse completa.

    ResponderExcluir
  3. "Depois da já citada Vila Isabel, a Imperatriz também fez a Sapucaí ficar de olho numa provável campeã. A escola deu uma aula para Beija-Flor e mostrou como homenagear uma figura mostrando a sua vida e mesmo assim também dando espaço para criatividade." falou tudo!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)