domingo, 13 de outubro de 2013

O discurso político de Patrick Charaudeau

Além de uma estratégia do discurso, o ethos muitas vezes é utilizado pelo indivíduo para construção de uma imagem de si mesmo. E os políticos são experts nessa arte.

A semiótica atua fortemente para que possamos interpretar esses gestos. O tom, a velocidade e diversos outros fatores relacionados à voz podem passar para o observador impressões mais profundas sobre seu real estado. Assim como a manipulação treinada dos mesmos fatores acaba enganando quem observa a fala.

Ou seja, pouco do dito no jogo político pode ser levado ao pé da letra, já que as reais intenções são mascaradas na maioria das ocasiões.

Constando sempre que o objetivo com a programação dessas determinadas atitudes é que se culmine com uma mudança de imagem. Bons exemplos podem ser atribuídos ao estilo paz e amor do então candidato Lula na campanha presidencial de 2002 ou das mudanças de visual de Dilma Rousseff pouco antes de deixar  a Casa Civil para se tornar presidenciável.

Com leves e graduais mudanças, ambos alteraram suas imagens diante do imaginário popular, demonstrando um bom uso da formação do ethos pessoal de cada no cenário político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)