domingo, 2 de outubro de 2011

Após piadas de mau gosto, Band afasta Rafinha Bastos do CQC

@lucasfelix

O humorista Rafinha Bastos está fora da bancada do CQC durante as próximas semanas, segundo a colunista Mônica Bergamo do jornal Folha de São Paulo.

http://blogacessolivre.com/wp-content/uploads/2011/09/rafinha-bastos.jpg 

O afastamento de Rafinha acontece após seguidas piadas consideradas pesadas que foram ao ar ao vivo durante a atração. Em um primeiro episódio, ele chamou a apresentadora Daniela Albuquerque de cadela, sendo "convidado" pela direção da Band a pedir desculpas ao vivo na semana seguinte. Mesmo depois desse climão, ele insistiu na linha ácida semanas depois. Disse que comeria a cantora Wanessa Camargo e seu bebê. A repercussão negativa provavelmente foi ampliada porque Marcos Buaiz, o marido de Wanessa, é amigo de figuras como o também CQC Marco Luque e do ex-jogador Ronaldo.

Sem se intimidar com episódios anteriores, a coragem de Rafinha pode ter sido um tiro no pé. O discurso politicamente correto sempre vai existir, mas o apresentador não dosou a diferença de dizer algo livremente em seu show de stand-up ou na conta pessoal do Twitter para um programa semanal que regularmente fica em 2° lugar no Ibope e recebe milhões de reais de patrocínio, que aliás, pagam seu salário.

Comparar esse caso com outros acontecidos em ao redor do mundo é completamente irreal. Nos Estados Unidos, a liberdade para criticar qualquer coisa é bem maior. Desde os programas de humor até as campanhas políticos, mas isso não foi construído do dia para noite, como a geração stand-up quer implantar no Brasil. Questões culturais exigem muito tempo para serem alteradas.

http://tv.i.uol.com.br/televisao/2011/07/26/danilo-gentili-apresenta-o-agora-e-tarde-26711-1311697599344_560x400.jpg 

Muitas vezes, pegar mais leve acaba até sendo lucro. Bom exemplo disso é o colega de CQC Danilo Gentili. Após vários episódios embaraçosos, Danilo começou a fazer a linha bom moço, mesmo sem abandonar totalmente a ironia que marcousua carreira. O resultado? Seu programa solo (Agora é Tarde) que começou indo ao ar apenas 2 vezes semana, deve se tornar diário em breve.

Mesmo com o humorista sendo um dos principais destaques do CQC, o programa possui outros 8 repórteres igualmente talentosos no cast. A sua presença fará falta, mas ele passa longe de ser insubstituível.

O afastamento temporário provavelmente se trata de um teste. Até agora, as opiniões se apresentam bem equilibradas. Enquanto alguns comemoram o bom senso da Band, outros acusam a emissora paulista de censura. Acredito que um Rafinha mais calmo e sensato deve retornar dentro de poucas semanas ao ar. O afastamento definitivo caracterizaria algo desnecessário por parte do canal dos Saad, pelo menos por enquanto. E não é um exagero que irá resolver outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)