terça-feira, 1 de outubro de 2013

As novas trocas no jornalismo global


De uns tempos para cá, passou a ser estranhável é quando a Globo não anuncia uma mudança nas bancadas de seus principais telejornais. Seja para promover um dinamismo interno ou por puro medo de concorrentes, a emissora vem tornando as danças das cadeiras já tradicionais. Jornal Nacional, Fantástico, SPTV 1, Bom Dia SP, Bom Dia RJ, RJTV 2, Bom Dia Brasil... Todos esses já haviam sido alvos de recentes alterações. E dois deles são reincidentes agora. 

É o caso do Bom Dia Brasil, que já havia trocado Renato Machado por Chico Pinheiro e agora vê Ana Paula Araújo ocupar a cadeira que era de Renata Vasconcellos. Confuso, não? Esmiucemos a troca de acordo com os envolvidos.

Renata Vasconcellos


Considerada injustiçada por muitos que a acham mais competente do que Patrícia Poeta para a vaga de Fátima Bernardes no JN, Renata estreou na TV pela Globo News. Inclusive, esteve presente no lançamento do canal de notícias. Mas não demorou para o charme da jornalista ganhar o Jornal Hoje dos sábados. Quando em 2002 se pensou numa reformulação para o Bom Dia Brasil, ela foi chamada. E ali começava uma parceria de 11 anos muito bem sucedidos. A partir de 2005, a âncora passou também a apresentar eventualmente o Jornal Nacional. E não somente da bancada. Durante as chuvas na Região Serrana do Rio em 2011, Renata apresentou o JN direto de Teresópolis por dois dias consecutivos, contribuindo também com VTs para as edições. Mas a carreira de Renata não se notabiliza somente por coberturas tristes. Ela também deu show em narrações ao vivo, como as do Casamento Real e da recente visita do papa Francisco ao Brasil.

Agora, Renata sai de um programa que tinha a sua cara para começar a se moldar ao Fantástico, pelo qual ela havia passado anteriormente somente por VTs. Sua simples chegada não alterará muito a ordem natural caso a direção não implemente também adaptações visuais e de conteúdo, por exemplo. Com folga, é a jornalista que assume maiores riscos nesse processo.

Renata Ceribelli


Essa outra Renata começou a carreira em afiliadas da Globo no interior paulista. E não chegou na rede pelo jornalismo, mas sim como repórter do Vídeo Show, em que passou praticamente uma década. Depois, ficou por anos como substituta imediata de Glória Maria e Patrícia Poeta no Fantástico. Realizou fortes entrevistas, como a primeira de Nayara após o sequestro em Santo André. E arrancou revelações também de Rosane Collor. Mas caiu mesmo nas graças do público foi com o sucesso do quadro Medida Certa.

Renata assume destino parecido com o de Renato Machado após sair do Bom Dia Brasil. Quer dizer, não tão parecido. Se o elegante âncora parou em Londres como correspondente exclusivo, Ceribelli ganhará Nova York, que serve como base para produção de matérias por toda a América do Norte.

Zeca Camargo


Oriundo da agora finada MTV Brasil, Zeca Camargo chegou na Globo para tornar o Fantástico mais jovem. Sempre antenado com cultura pop, sua passagem de 18 anos em que ficou ao lado de figuras como Pedro Bial e Fátima Bernardes foi marcada por entrevistas com grandes nomes da música mundial. E pela paixão por viajar. Essa foi a fórmula do êxito da Fantástica Volta ao Mundo. Ele ainda foi parceiro de Renata Ceribelli na primeira edição do Medida Certa.

O destino de Zeca é o Vídeo Show, programa que vem se reinventando, porém já parece combinar com o perfil do apresentador, que troca o jornalismo pelo entretenimento.

Ana Paula Araújo
Notabilizada nacionalmente pelo brilhantismo com que ancorou ao vivo por horas a cobertura da ocupação do complexo do Alemão, Ana Paula Araújo teve uma ascensão meteórica na Globo. Titular do RJTV 1, ela passou a estar presente em todas as bancadas. Era figurinha frequente do Bom Dia Brasil ao Jornal Nacional. E contava passagens pelo próprio Fantástico.

Enfim, a jornalista terá uma bancada em rede para chamar da sua. Ela agora comandará o Bom Dia Brasil ao lado de Chico Pinheiro, com quem já evidenciou uma excelente química diversas vezes.

Mariana Gross
A repórter pode dizer que é a cara do Rio. Se isso pode atrapalhar eventuais planos futuros para rede, é um trunfo que já a havia colocado entre as principais cotadas para assumir o Bom Dia RJ após a saída de Ana Luiza Guimarães para o RJTV 2. Meses antes, optaram pelo também competente Flávio Fachel. Mas agora, assim que foi anunciada a ida de Ana Paula ao BDBR, todos tinham certeza de quem seria sua substituta antes mesmo do anúncio oficial.

Silvana Ramiro
Com larga experiência em campo e eventualmente no próprio Radar RJ, Silvana agora passa a comandar o quadro em definitivo. Foi mais uma aposta segura e certeira em um nome identificado com a cidade.

André Marques
Vai para geladeira. Mas não é para comer mais. Pelo contrário. André sai do Vídeo Show após se tornar a cara do programa vespertino e agora projeta uns tempos de regime em um spa antes de encarar novos projetos.

Ana Furtado
Segue no que sabe fazer de melhor: ser casada com Boninho. Possivelmente alegará saudades da dramaturgia em breve.

Abaixo, segue o roteiro da despedida ao vivo e sem brilho realizada no Fantástico. Sabe-se lá por qual motivo, até mesmo a saída do Bom Dia Brasil agora foi tratada com uma incoerente discrição no ar.

Renata Ceribelli:
Ao longo do programa, Eu e Zeca anunciamos que tínhamos uma novidade para contar. Eu vou contar a minha, o Zeca vai contar a dele. A minha é a realização de um sonho antigo. Vou me mudar para Nova York. Mas continuo no Fantástico. Fui convidada a assumir a função de repórter especial e exclusiva do programa na América do Norte. Um desafio e tanto, que vai se iniciar em janeiro. Até lá, deixo o programa para preparar a mudança.

Zeca Camargo:
Meu desafio é outro: fui convidado a apresentar o Vídeo Show, um programa que eu adoro. Depois de 18 anos de Fantástico, 18 anos maravilhosos e ricos, confesso que fiquei dividido. Mas como recusar um desafio desses? Estar com vocês todos os dias, num programa diário, sempre cheio de novidades. Algo que me estimula demais. Só estreio em novembro, mas começo a me preparar desde já, deixando aqui o meu muito obrigado. Até lá!

Tadeu Schmidt:
Ao Zeca, à Renata, todo o sucesso do mundo nessas novas funções. Ficamos na torcida, recebendo agora a Renata Vasconcellos, que, a partir de domingo que vem, comandará o programa comigo.

Renata Vasconcellos:
Meu desafio também é grande. Qual profissional de TV não gostaria de receber um convite desses? Por isso, é com grande prazer que passo a fazer parte dessa equipe. Espero corresponder e contar com a sua companhia nas noites de domingo. Amanhã cedo ainda estarei no Bom Dia Brasil, para apresentar a Ana Paula Araújo, que vai me substituir na bancada do telejornal. Mas domingo que vem já estarei aqui com vocês, no show da vida

Tadeu Schmidt:
Bem-vinda Renata Vasconcellos, boa sorte Zeca, boa sorte Renata Ceribelli.  Estamos todos juntos - afinal, os desafios podem ser diferentes mas o propósito é um só: fazer uma TV Globo cada dia melhor.

E o de Chico Pinheiro ao se despedir de Renata, que há não muito tempo fazia o papel contrário: A Renata, que durante 11 anos foi uma das estrelas da manhã do jornalismo da Globo, brilhará agora nas noites de domingo da Globo. Desejo a ela todo o brilho e sucesso nesta nova empreitada. E agradeço muito pela maneira com que ela me acolheu durante estes dois anos que dividimos a bancada do Bom Dia Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)