quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SBT Notícias ainda não emplaca, porém se mostra agradável opção

Silvio Santos pensou em ressuscitar o Aqui Agora e depois cogitou lançar novamente o Boletim de Ocorrências, mas em rara ocasião, ouviu uma sugestão dos diretores de seu canal e adotou o nome SBT Notícias para o novo jornalístico de fim de tarde do canal. E a nova atração tem um pouco do DNA de cada um dos seus nomes de batismo.


As pautas divertidas e bizarras lembram o AA original, que marcou época na TV brasileira, de forma bem diferente das outras tentativas de seu retorno, como a ocorrida em 2008, quando foi comandado por Joyce Ribeiro, Luiz Bacci, Christina Rocha e Herberth de Souza. O conteúdo policial já amplamente abordado pelos concorrentes Cidade Alerta e Brasil Urgente e que também marcou o BO, seja com César Filho ou com a mesma Joyce Ribeiro, também está presente. E a bela apresentadora Neila Medeiros também faz com que recordemos das não menos belas Cynthia Benini e Analice Nicolau no SBT Notícias (Breves), o saudoso e popular Jornal das Pernas.

Dessa vez, mesmo sem closes tão generosos, que evidenciam uma certa maturidade conquistada pelo jornalismo do SBT ao longo da já gigante (para os padrões da casa) e bem executada gestão de Marcelo Parada, o carisma da apresentadora faz a diferença. Neila Medeiros era desconhecida do grande público, porém já havia demonstrado excelentes trabalhos na TV Ponta Negra, afiliada potiguar do SBT, e no SBT Brasília, no qual passou 5 anos no comando e regularmente batendo a Record e até a Globo na capital federal.


Neila é popular, porém não trash. Consegue se exaltar contra as autoridades mantendo o sorriso cativante com que manda beijos para mãe durante o telejornal. E cada vez mais dá conta do recado ao vivo também direto de São Paulo, mesmo sem ainda conhecer bem a cidade, como a própria assume em certos momentos. Passado o nervosismo da estreia, a apresentadora parece se sentir mais livre, o que fica evidente na interação com a também excelente Isabelle Benito, que ancora as notícias do Rio de Janeiro. Aliás, a mistura entre o tom "classe A" de Neila com o "classe C" de Benito dá um excelente resultado.

A âncora também interage com Marcelo Carrião, que acaba de desdobrando entre as notícias da redação e a narração das imagens do helicóptero, que sempre são precedidas por uma brega e desnecessária vinheta. A falta de equipe e espaço também impede uma conversa entre Neila e os apresentadores do SBT Brasil, que somente narram os destaques do noticiário em um VT.

Apesar dessas questões pontuais, o SBT Notícias estreou em alta no Ibope e até conseguiu vencer Datena, concretizando metade da profecia feita na chamada de estreia, que colocava Neila como a única apresentadora capaz de bater o apresentador da Band e também Marcelo Rezende. Os números vem caindo, mas ainda podem ser recuperados com a criação do hábito no telespectador. Caso Silvio Santos dê tempo ao tempo, a nova atração pode se tornar como uma interessante escada para o SBT Brasil, que há anos somente patina nos números. Em menor escala, ele poderia ter o mesmo poder que o Cidade Alerta desempenha em relação ao Jornal da Record. É aguardar para ver se isso ocorrerá ou logo poderemos ver alguns também agradáveis episódios de Chaves em horário nobre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)