sábado, 27 de julho de 2013

Entre duendes e fadas, uma novela encantada


A terra encantada espera por nós, diz a letra que embalou as mais de 300 aberturas de Carrossel exibidas pelo SBT. Mas nem os diretores da trama esperavam uma audiência tão encantada assim. O dono, Silvio Santos, cravou a meta de 15 pontos de audiência em seu programa antes mesmo da estreia, mas o diretor Reynaldo Boury desconversou e analisava os dois dígitos como o número a ser alcançado. Dessa vez, o faro do homem do baú não falhou. E o remake de uma das tramas infantis mexicanas mais batidas fez com que a sua emissora voltasse a ver números que passavam distantes da realidade do canal desde o início da década. Tudo em família, já que a autora da novelinha foi Íris Abravanel, esposa de Silvio, que já havia se aventurado sem tanto sucesso em Revelação, Vende-se Um Véu de Noiva e Corações Feridos.

Íris, aliás, foi uma das maiores defensoras da ideia do remake. Intuição ou análise competente, ela fez bem em insistir na ideia. E também escreveu bem. O começo do folhetim pode ter sido uma mera tradução atualizada do texto original, mas o sucesso gerou liberdade suficiente para que Carrossel ganhasse uma cara brasileira, evidente até mesmo em referências no último capítulo, quando Valéria se tornou uma nova Hebe e teve suas filhas com Davi numeradas, tal qual faz Silvio com suas pupilas.

O desfecho marcante de uma novela que foi simples, porém ser simplória, também teve o personagem mais mau caráter se tornando político, uma menina como piloto, o final feliz para o doutor Cirilo e Maria Joaquina... Por enquanto, ainda foi um mero sonho do Adriano. Ele despertou. Assim como o SBT. Durante os principais momentos do final, a novela marcou o triplo dos índices da Record e se aproximou perigosamente da Globo. A trama foi vice-líder absoluta em todos os capítulos, mesmo enfrentando recentemente uma cobertura especial da concorrência sobre os protestos pelo Brasil. E assim, do começo ao fim, foi escrito o sucesso que certamente marcou uma nova geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)