quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nova novela?

Novelas são obras abertas (pelo menos deveriam ser... Fica a dica para o SBT) e esse simples fato justificam que nem sempre cheguem ao fim como foram pensadas originalmente. As próprias emissoras realizam grupos de discussão para sentirem a opinião do público sobre as tramas. Segundo o jornal Extra, foi justamente desses grupos que veio a sentença dos telespectadores sobre a atual temporada de Malhação.


Quer dizer... Atual ou anterior? Foram tantas as mudanças realizadas que decidir o termo se torna uma missão complicada. A principal foi a saída do protagonista Dinho. O público não conseguiu perdoar o garoto depois dele ter causado brigas entre Lia e Ju (amigas que disputavam o amor dele). Bem que tentaram reaproximar elas, mas o atual público juvenil foi rancoroso e criou uma imagem negativa do personagem interpretado por Guilherme Prates. A solução para isso? Sumir com ele e todo o núcleo relacionado. Em 1 semana, o mundo conspirou a favor e o pai de Dinho recebeu uma proposta de emprego irrecusável em Miami enquanto o próprio ganhou a chance de explorar o mundo, algo por que sempre expressou desejo.

Mas claro que o coração de Lia não pode ficar vago... Para isso, entra um novo personagem misterioso na trama (Vitor), que já começou a flertar com a moça logo de cara. Junto com ele, surge seu irmão Sal, interpretado pelo ex-Rebelde Pedro Cassiano (curiosamente, a Globo recentemente também passou a contar com um ator saído de Rebelde em Lado a Lado. No caso da novela das 18h, o escolhido foi Thiago Amaral). 


Esse entra e sai acabou gerando até uma nova abertura para o folhetim, algo absolutamente incomum para o padrão global... Resta torcer para que um mínimo de coerência seja mantido ao longo dessas mudanças. Apesar de ainda tropeçar na audiência, a versão de Malhação que está no ar se revelou como uma grata surpresa ao dialogar diretamente com  o público jovem, como esse próprio blog já abordou. Não é por acaso que ela figura com mais frequência nos Trending Topics do que as tramas "principais" da Globo. 

Fatinha


Impossível citar Malhação sem destacar o extraordinário trabalho de Juliana Paiva como Fatinha. Em meio a um dos elencos mais fortes dos últimos anos (até o afastado Guilherme Prates superava os protagonistas anteriores em termos de atuação, tanto é que foi citada a rejeição apenas ao personagem), a jovem atriz mostra amplo potencial para se firmar em breve no primeiro escalão da dramaturgia global. Segura na medida certa, Juliana conseguiu dar uma cara especial a um tipo que se tornou frequente na telinha: a periguete. Foram dezenas que surgiram ao longo dos últimos anos, mas poucas tiveram uma cara tão própria quanto a Fatinha. 

Apenas uma composição extraordinária do personagem permite que ela dance esbanjando sensualidade em um clipe de funk enquanto idealiza um príncipe encantado e passou boa parte do tempo sendo virgem, mas escondendo isso de todos. 

Aliás, a transformação de supostas incoerências em linhas das personalidades dos personagens é um mérito quase generalizado da temporada, mas esse tema fica para outro post... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)