terça-feira, 29 de janeiro de 2013

1 dia depois da tragédia em Santa Maria

O dia seguinte ao terceiro incêndio mais fatal do século em todo o planeta foi marcado por uma diversidade de sentimentos. O luto nos primeiros enterros, a esperança de recuperação dos feridos, a solidariedade de quem continuava chegando em Santa Maria para prestar auxílio aos familiares e amigos, o alento com os primeiros sinais de punição aos responsáveis... Em meio a esse turbilhão, a TV aberta brasileira seguiu dedicando boa parte do seu tempo ao assunto. Durante todo o dia, era certo que pelo menos alguma das grandes emissoras estaria dedicando sua programação ao incêndio na boate Kiss. A segunda marcou o começo de uma semana triste para todos os brasileiros.

Sendo dia útil, as mudanças nas programações em si não foram os grandes destaques, mas a derrubada de pautas e adaptação nos esquemas de exibição de programas fixos. Caso do Globo Rural, que abordou a tragédia com a deixa de muitas das vítimas serem estudantes de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Na sequência, muitos telejornais locais abordaram a segurança das casas noturnas nas regiões em que são exibidos, fato que se repetiu em outras emissoras.

O Bom Dia Brasil foi ancorado por Ana Luiza Guimarães direto de Santa Maria, abrindo o dia em que todos os telejornais da Globo foram apresentados do local de uma tragédia. No caso do Bom Dia e do Jornal Hoje, o local escolhido para as transmissões foi o ginásio onde então era realizado o velório coletivo das vítimas.


Aliás, Sandra Annenberg possivelmente foi a jornalista que mais se destacou na cobertura. O Jornal Hoje tradicionalmente tem pautas mais leves, não que isso o faça ignorar assuntos tristes, mas nenhum dos apresentadores tinha sido deslocado anteriormente para o local de um desses fatos. As saídas de Sandra e Evaristo Costa da bancada haviam ocorrido antes em situações mais festivas, como a visita do papa Bento XVI, a posse da presidente Dilma Rousseff ou a realização da Rio Mais 20. 

De cara limpa e com uma ternura impressionante, Sandra parecia lutar para não se emocionar enquanto estava no ar. E resumiu bem o sentimento que marcou o dia: "A dor de cada um é a dor de todos nós", disse ela enquanto abraçava uma voluntária. Essa humanidade chegou a colocar a jornalista entre os tópicos mais citados do mundo do Twitter.

A edição do Jornal Hoje foi totalmente dedicada ao ocorrido em Santa Maria, assim como aconteceu com o Globo Notícia da tarde.


No Jornal Nacional, apresentado por William Bonner em frente ao que restou da Kiss (mesmo local de onde Christiane Pelajo apresentou o Jornal da Globo), a cobertura seguiu e provavelmente propiciou uma das edições mais emocionantes da história do JN, que chegou a contar com uma reportagem do próprio Bonner. O primeiro bloco, totalmente dedicado a falar sobre o incêndio, teve 22 minutos diretos no ar, uma marca rara no principal jornalístico do Brasil. Mas o momento mais tocante veio no encerramento. Em silêncio, o telão ao fundo da redação exibiu os nomes de todas as vítimas fatais. Dessa vez, não houve "boa noite". Do Rio de Janeiro, Renata Vasconcellos se despediu do público com um breve "Até amanhã". O fato se repetiu nessa terça, repetindo uma sequência que antes havia acontecido apenas na cobertura das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. 

Igualmente em silêncio também foi finalizada a edição do Jornal da Globo, que mostrou Christiane Pelajo caminhando pelas ruas de Santa Maria ao lado de 35 mil pessoas. Era a demonstração do luto vivido pela cidade. 

Ainda na Globo, Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes dedicaram a maior parte de suas edições aos desdobramentos do incêndio, fato que se repetiu nessa terça, incluindo um debate acalorado entre Fátima e um bombeiro, mesmo com ambos visivelmente tendo o objetivo em comum de melhorias na legislação brasileira para que tragédias como a de Santa Maria não se repitam. 


E não foi apenas a Globo que deslocou seus âncoras para o Rio Grande do Sul. A Record enviou Ana Paula Padrão e Eduardo Ribeiro, que apresentaram o Jornal da Record também na rua da boate Kiss. E a dupla mostrou entrosamento em uma cobertura tão complicada. O encerramento da edição também veio em silêncio, porém mostrando fotos das vítimas. 

Pena que a correta cobertura do JR não possa apagar o deslize cometido mais cedo pela mesma Record. No Balanço Geral São Paulo, Geraldo Luís espetacularizou o que podia ser uma sóbria prestação de serviço. Aos gritos (convenhamos que esse é seu tom normal), Geraldo apresentou seu programa de um cenário que encenava a situação vivida na boate. Entre fumaça feita com gelo seco e sapatos jogados no chão, ficou claro apenas que aquele definitivamente não era o momento adequado para tal postura. Aliás, fica incoerente que a edição paulista do Balanço Geral dedique todo o seu tempo para uma tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Se o assunto realmente merecia espaço, que fosse convocado um boletim para rede nacional. 

A Record também repercutiu o acidente em seus outros telejornais de rede e locais, além de tratar do tema nas revistas eletrônicas Hoje em Dia e Programa da Tarde.

Nessa terça, Eduardo Ribeiro seguiu em Santa Maria e fez diversas entradas no JR. Quase simultaneamente, ele na Record e José Roberto Burnier na Globo noticiaram o aumento do número de vítimas para 235.

No SBT, Carlos Nascimento foi o âncora enviado para apresentar a cobertura direto de Santa Maria. Estranho é que ele viajou apenas para apresentar o jornal da madrugada. No horário nobre, Rachel Sheherazade e César Filho ficaram normalmente na bancada do SBT Brasil, apenas contando com participações ao vivo de Marcelo Torres. O canal ainda repercutiu a tragédia em boletins levados ao ar em seus breaks.

A Band, que enviou Eleonora Paschoal, Márcio Campos, Henri Karam e Fábio Pannunzio para Santa Maria, tratou do incêndio em todos os seus telejornais. No Brasil Urgente, José Luiz Datena voltou a polemizar, novamente comparando a provável situação dentro da boate com as câmaras de gás utilizadas pelo regime nazista na Segunda Grande Guerra.

Surpreendente foi a cobertura do Rede TV News. Mais completo que concorrentes de emissoras maiores como o Jornal da Band e o SBT Brasil, o principal telejornal da Rede TV manteve Amanda Klein e Augusto Xavier (aliás, esse nascido em Santa Maria) na bancada em São Paulo, mas teve diversas participações de repórteres em links e teve diversas matérias especiais, contemplando as várias faces da cobertura. Se Liga Brasil, A Tarde é Sua e até mesmo o Superpop também foram pautados pelo incêndio. 

Apesar de basicamente ter reprisado conteúdo já visto na Record, o Jornal da Record News também conseguiu ser completo. Aliás, o telejornal foi completamente dedicado aos fatos ocorridos em Santa Maria. Eduardo Ribeiro fez as entradas ao vivo no produto de destaque do canal de notícias.

Até mesmo a TV Gazeta também deslocou repórteres da cabeça de rede para o Rio Grande do Sul, fato repetido por muitas emissoras argentinas e pelos canais internacionais que possuem correspondentes no Brasil, caso da CNN e da Al Jazeera. 

Outras repercussões

Devido ao luto nacional decretado, todas as bandeiras dos órgãos oficiais foram hasteadas em meio mastro. A presidente Dilma pediu 1 minuto de silêncio no Encontro Nacional de Prefeitos, que foi antecipado em algumas horas, já que eventos do Governo não podem passar das 19h em dias de luto. Dilma recebeu mensagens de condolências de presidentes de todo o mundo, como os de Colômbia e Rússia. O papa Bento XVI também dirigiu uma mensagem ao povo brasileiro expressando seus sentimentos.

A cúpula que unia os estados latinos e a União Européia (da qual Dilma participava no domingo) foi encerrada com um pedido de reflexão feito pelo presidente chileno. Da China ao Reino Unido, ministros de relações exteriores de diversos países também demonstraram seus pêsames. 


No Google, uma inédita fita preta foi colocada na página principal e permanecia lá até o fechamento desse post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)