O fantástico crescimento da economia brasileira na última década chama a atenção de todo o mundo. Afinal, agora somos a quinta maior econômica. Pessoas dos cinco continentes vislumbram chances em meio a essa expansão, principalmente nossos "vizinhos" de América, como haitianos e bolivianos.
Estejam saindo de suas terras por efeitos de desastres naturais ou de crises na economia, o destino de muitos desses imigrantes é certo: O Brasil. A chegada de gente que vem por livre e espontânea vontade, sem pressão de colonizadores ou incentivos para clareamento da raça, como ocorreu no passado, é uma das características do atual processo imigratório.
Mas o "sonho brasileiro" não é tão simples para esses povos. Muitos tentam burlar a burocracia e entram ilegalmente em nosso país, abrindo espaço para a explosão por intermediadores, que ajudam os estrangeiros na travessia da fronteira, porém os exploram, muitas vezes sugando as economias trazidas por quem tem as terras tupiniquins como destino.
Para evitar casos assim, existe a necessidade de uma ação conjunta entre a diplomacia, para facilitar a legalização desses cidadãos, e a Polícia Federal, que ainda tem uma fiscalização deficitária nas vias de entrada do Brasil. Quanto a nós, brasileiros comuns, tenhamos em mente que imigrantes e nativos trabalhando unidos tendem apenas a fortalecer o crescimento da pátria. Isso é globalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)