sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cheias de Charme é marco do transmídia no Brasil

São inúmeras as atrações que tentam estar no máximo de plataformas possíveis ao mesmo tempo, mas poucas conseguem êxito absoluto nessa busca. Apesar de diversas novelas emplacarem vários Trending Topics e gerarem posts aos montes, esse tipo de repercussão quase sempre era bem similar ao que vemos nas ruas, só que em texto.

A internet passou a ser ferramenta essencial para discussão dos rumos na TV com os realitys de confinamento, quando o público teve poder de decisão direto sobre os eliminados e campeões através dela. O Big Brother Brasil, por exemplo, é o reality que recebeu mais votos em apenas uma disputa na história.

Anos depois do início do BBB, uma novela é a responsável pela nova revolução dessa parceria. Cheias de Charme ousou ao lançar o clipe das Empreguetes na rede bem antes de ir ao ar na Globo. Clipe esse que foi absolutamente decisivo para uma virada na história da trama. Prova do sucesso da estratégia são os mais de 7 milhões de acessos obtidos pelo vídeo apenas no site oficial do folhetim.

Essa integração vai além e passa por um concurso que será realizado no fictício blog do Tom Bastos e fará sua campeã participar da novela. Eis outro trunfo. O telespectador não é apenas passivo diante do que é criado pela equipe, mas também pode participar.

Essa interação também migra para outras atrações da casa. Bom exemplo dessa crossmedia é o concurso "A empregada mais cheia de charme do Brasil" que será realizado pelo Fantástico.

A verossimilhança também pode ser considerada um diferencial de CDC. Já que tudo é exagerado na ficção, essa liberdade evidentemente passa para realidade. Tudo soa menos artificial, diferentemente do que aconteceu com outras produções da própria Globo, como o blog Sonhos do Luciana, elaborado para Viver a Vida.

Não se pode dizer que a equipe de "Cheias" foi pioneira, mas certamente foi a que melhor olhou para o passado, aprendeu com os erros e soube elaborar uma estratégia de sucesso para o presente. Outras atrações, como o fenômeno teen Rebelde até faz algo parecido, mas em escala menor e menos direta. A banda Rebeldes tem mais influência no mundo virtual do que a trama propriamente dita. Como as Empreguetes ainda estão "presas" na tela e ainda não saíram para uma turnê de shows similar a feita pelo sexteto da Record, acompanhar o rumo do trio se torna absolutamente essencial para o telespectador.

E engana-se quem pensa que todo esse sucesso na web atrapalha os bons números na TV. Cheias de Charme vem marcando médias de 33 pontos, marca muito acima do que a Globo estava acostumada no horário, até mesmo para as fases finais de suas antecessoras. Prova de que o sucesso em uma plataforma não significa fracasso em outra. A palavra-chave é integração, não separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)