sexta-feira, 30 de março de 2012

Vitória de Fael não mostra retrocesso do público do Big Brother

Para quem não acompanhou o reality, até que o retorno do grande prêmio para as mãos do cowboy ingênuo poderia ser visto como uma volta ao pensamento passado do telespectador do Big Brother Brasil. Sorte que as circunstâncias do jogo apontam que o caminho não foi bem esse.

Depois de várias tentativas frustradas de dividir a casa com muros, punições apra determinados participantes e outras milaborantes e válidas estratégias, Boninho viu essa ruptura ocorrer naturalmente. Apenas o ego da Selva causou a divisão. Como reação em busca de proteção, foi formada a Praia. Os nomes de batismo dos grupos se derivam da decoração dos quartos ocupados por seus integrantes

A Selva fez uma boa estratégia para o início do programa, mas se esqueceu de que a decisão final sempre vai ser do público. O grupo tinha a maioria dos votos, mas acabou sendo totalmente eliminado e com alta rejeição em alguns casos. Casos de Laisa (88%) e Rafa (92%). A estratégia dos jogadores poderia os render bons frutos em programas com decisões internas, como a versão americana do Big Brother. Só que o brasileiro está acostumado com os vilões e mocinhos das novelas. A divisão feita nos realitys é exatamente essa. Se a Selva tivesse alcançado apoio popular, não seria pela compreensão de que um jogo se passa dentro da casa e algumas coisas que não são válidas na "vida real" seriam compreensíveis dentro dele. Seria pela identificação e vontade de copiar as atitudes feitas em qualquer situação. E isso sim seria preocupante.


Dentro da Praia, a vitória de Fael também seria justa. Jakeline e João Maurício poderiam ter chegado bem mais longe, mas acabaram prejudicados pela reação tardia dos praianos que colocou membros do grupo em confronto direto. Considerando apenas o quarteto finalista (Jonas, Fabiana, Kelly e Fael), a vitória de Fael soa igualmente justa. Tudo bem que a vitória dos outros não chegaria a ser injusta, só que Jonas se arriscou demais ao se envolver em vários romances na casa. Se Renata foi julgada por isso, a mesma lógica vale para o modelo; Fabi vinha muito bem e teria tido mais chances, não fosse o aparente surto de stress na reta final e Kelly foi praticamente uma planta de tão pouco que fez na casa. Fael chegou perto disso, mas foi salvo pelos flertes com Fabiana num enredo digno de novela mexicana da década de 80 e a ficada com a espanhola Noemí.

A edição do suposto estupro

Apesar de todo o desenvolvimento do jogo, o grande destaque do BBB12 ficou por conta do suposto estupro logo no início do reality. Depois de toda a polêmica que dominou a mídia brasileira, Monique inocentou Daniel completamente após a sua saída da casa  e o processo foi arquivado. O modelo agora tenta reconstruir sua imagem, com participações em programas globais, como o Mais Você e a própria final o Big Brother. Apesar dessa ajudinha na Globo na tentativa de alavancar positivamente a sua carreira, a emissora deve ser processada pelo participante expulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)