A construção da coerência em um texto
depende de diversos fatores, que são absolutamente essenciais para boa
compreensão. Afinal, um texto sem coerência não passa de um emaranhado de
palavras.
Existe a ressalva de que nem todos os
textos são escritos para serem compreendidos pela maioria. Um artigo científico
já é produzido pelo seu autor tendo em mente o público limitado para o qual é
destinado. Mas mesmo assim tem que ser coerente de acordo com seu foco,
conste-se.
E o que nós percebemos como coerente depende
do conhecimento de mundo que temos acumulado. O desconhecido obviamente nos irá
soar sem coerência, como seria o caso do artigo científico para boa parcela da
população brasileira. Para justificar essa forma com que armazenamos o
conhecimento, existem alguns modelos cognitivos, como os frames, esquemas e
scripts.
Essa ponderação de que o mesmo texto
pode ser compreendido de maneiras diferentes por duas pessoas existe pelo fato
de que o conhecimento é acumulado através de memórias pessoais,
impossibilitando que dois indivíduos (no caso, autor e leitor) compartilhem o
mesmo conhecimento.
E diversos leitores também não irão
compartilhar o mesmo conhecimento, é claro. O mesmo texto vai ser interpretado
de inúmeras formas, dependendo da focalização buscada.
O contexto também é essencial para o
melhor entendimento de um texto. As mesmas expressões podem ganhar sentidos
diferentes, perdendo ou ganhando coerência, a depender da situação em que estão
inseridas, sendo que esse também deve ser captado pelo receptor, assim como as
inferências.
Também existem fatores
contextualizadores mais claros, como a citação de uma data ou local. Quando
alguém cita o dia 11 de setembro o relacionando ao luto, dificilmente vai
precisar explicar ao interlocutor a razão disso, por exemplo.
RESUMO: Todo texto, por mais limitado
que seja seu foco, deve ser coerente. Para que tal coerência ocorra, os
produtores do conteúdo se utilizam de diversos elementos linguísticos e até
mesmo cognitivos. Essa multiplicidade de fatores, alguns oriundos do próprio
leitor, é que propicia o entendimento de um texto como coerente.
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